Tudo sobre Poupança Social Digital Caixa

A Poupança Digital Caixa é um tipo de poupança mais simples disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, que é aberta para quem for beneficiário de programas governamentais. Essa poupança é controlada pelo aplicativo Caixa Tem (baixe para Android ou iOS). Recomendamos que sempre que você for baixar um aplicativo do Governo, verifique se o autor do aplicativo é um órgão oficial, para se certificar que você está baixando o aplicativo correto, nesse caso deve estar escrito “Caixa Econômica Federal” abaixo do nome do aplicativo.

Essa poupança tem um limite máximo de saldo e de movimentação, não pode ultrapassar R$3.000,00 mensais. Lembrando que a toda a movimentação da conta é feita pelo aplicativo Caixa Tem.

Como abrir a Poupança Digital Caixa

Devido a situação da pandemia do COVID-19, atualmente a abertura desse tipo de conta está restrita a beneficiários do Auxílio Emergencial concedido pelo Governo do Distrito Federal, conforme Lei nº 13.982, de 02 de abril de 2020.

Quem pode abrir

Quem está no Cadastro Único (CadÚnico) e tem direito ao benefício, tem a poupança aberta automaticamente. Mas atenção: a conta só é aberta para quem não possui conta poupança padrão na Caixa Econômica ou no Banco do Brasil. Para os demais casos, é solicitada a abertura da conta Poupança Social Digital Caixa no ato do cadastramento, feito pelo site ou pelo aplicativo da Caixa.

Movimentação da conta

Toda a movimentação da conta poupança deve ser feita pelo aplicativo Caixa Tem. O aplicativo possui as seguintes funções:

  • Pagamentos e transferências;
  • Transações com o cartão virtual;
  • Em breve, saque sem cartão em terminais de autoatendimento e agências lotéricas.

Essa modalidade é isenta de tarifa mensal para manutenção da conta. Além disso, possui os seguintes serviços gratuitos:

  • 2 saques por mês em ATMs (Terminais de Autoatendimento) ou agências lotéricas;
  • 3 transferências por mês para depósitos em outros bancos;
  • Transferências ilimitadas para contas da Caixa Econômica;
  • 2 extratos por mês contendo a movimentação dos últimos 30 dias;
  • Consultas por meio digital (site ou aplicativos).

Cartão Virtual de Débito

Para quem não entende muito sobre essas contas virtuais, tentaremos explicar aqui. O cartão disponibilizado pela Poupança Digital é um cartão Virtual, ou seja, ele não vai chegar na sua casa assim como os físicos. Ele possui os mesmo dados do tradicional cartão de plástico.

A única diferença é que o Código de Segurança (aqueles 3 números que ficam atrás do cartão) é trocado a cada vez que é realizada uma compra ou consulta. Essa medida torna o uso do cartão virtual mais seguro. Recomendamos que não anote esse código, pois é temporário.

A bandeira utilizada pelo cartão de débito é a Elo. São permitidas compras apenas à vista e somente se houver saldo disponível na conta.

Mais informações

No momento, a conta Poupança Caixa não pode ser transformada na Poupança Social Digital, mas em breve a conta Digital poderá ser transformada em conta poupança Caixa padrão. Lembrando que para quem já possui conta na Caixa ou no Banco do Brasil não é necessário criar a Poupança Digital para receber os benefícios dos programas governamentais.

Quem possui restrição no nome (nome sujo) pode abrir a Poupança Digital sem problemas. No entanto, o CPF deve estar regular junto ao cadastro da Receita Federal. Essa regra também se aplica a manutenção da conta aberta, pois caso o CPF se torne irregular a conta é encerrada pela Caixa Econômica. Fora isso, a conta ficará aberta indefinidamente, disponível para utilização normal.

 

Ficou com alguma dúvida? Comente!

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.