Este artigo irá explicar o que significa assinatura eletrônica e para que ela serve. Lembre-se de deixar seu comentário, podendo conter dúvidas, sugestões ou elogios.
Assinatura eletrônica: o que é
A assinatura eletrônica é algo que geralmente são os bancos que utilizam como uma medida a mais de segurança na interação com as contas dos clientes. Os clientes criam essa assinatura, para que no futuro, todas as transações que venham a acontecer sejam sempre seguras e autorizadas exclusivamente pelo titular da conta. Isso evita fraudes e criminosos que tentam fazer transações financeiras em contas bancárias alheias.
A assinatura eletrônica é uma espécie de senha que só o titular da conta tem acesso. A assinatura eletrônica pode se mostrar de diferentes formas, a depender de qual forma o banco irá utilizar com seus clientes.
Confira algumas formas em que a assinatura eletrônica pode se apresentar:
- Escaneamento de assinatura;
- Impressão digital;
- Escrita do nome completo em um documento ou contrato.
Com esse tipo de senha eletrônica, o titular de uma conta bancária pode autorizar pagamentos, transferências e demais transações financeiras. A assinatura eletrônica, se cadastrada, sempre será solicitada nessas ocasiões, tornando assim as transações completamente seguras. A cada transação financeira que for realizada na conta, a assinatura eletrônica será solicitada, para que seja comprovado que é realmente o titular da conta que está realizando a movimentação. Como somente o titular da conta tem acesso a essa senha, isso dificulta demais a vida de bandidos que aplicam golpes em contas bancárias.
Para a assinatura eletrônica ter valor legal, ela precisa ser criptografada. Depois de criptografada ela terá autenticidade, integridade e irretratabilidade. Traduzindo: a assinatura será confirmada pelo emissor, não poderá ser alterada, e o emissor não pode negar a autenticidade da assinatura.
Existem empresas que cuidam da criação e regulamentação das assinaturas eletrônicas, confira as principais que oferecem seus serviços no Brasil:
Qualquer dúvida, deixe seu comentário abaixo.