Novo FIES 2020

FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil, um programa do Ministério da Educação. Foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. O programa concede financiamento para estudantes de curso superior nas instituições aderentes ao programa. A versão FIES 2020 classifica o programa em diferentes modalidades, com a escala de financiamento variando conforme a renda familiar do candidato.

Nesse ano de 2020 o programa ofertou 155 mil vagas, sendo 50 mil a juros zero, para candidatos com até três salários mínimos.

FIES

Diferenças do FIES 2020 – modalidades

A principal mudança do FIES 2020 com relação aos anos anteriores é a divisão em duas modalidades, o que promete trazer mais possibilidades de juros zerados para quem realmente precisa. De acordo com o MEC – Ministério da Educação – os pilares agora são a ampliação do acesso ao ensino superior, a maior transparência para os estudantes e para a sociedade, e a melhoria na governança e na sustentabilidade do Fundo de Financiamento Estudantil. Importante saber que o percentual mínimo de financiamento na modalidade FIES é de 50% (para contratos firmado a partir do segundo semestre de 2018).

Primeira modalidade: FIES

O novo FIES irá ofertar vagas aos estudantes com juros zerados, se o candidato tiver uma renda mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade o estudante pagará mensalidades que respeitam seu limite de renda mensal, sendo assim os encargos pagos diminuem bastante, facilitando com que o candidato continue seus estudos. Nessa modalidade a Caixa Econômica Federal é responsável por todo o processo. Assim que o estudante valida suas informações junto à instituição de ensino escolhida, ele deve comparecer a agência Caixa escolhida no ato da inscrição.

Segunda modalidade: P-FIES

Já essa modalidade P-FIES é destinada a estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Essa categoria utiliza recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento, e dos bancos privados que participam do programa de financiamento estudantil. Depois de validar suas informações na instituição de ensino, o estudante deve comparecer ao banco privado responsável pela pré-aprovação do crédito, e assim contratar o financiamento.

Uma observação interessante com relação ao fiador: quanto maior a renda, maior as chances de ter seu crédito aprovado e conseguir o financiamento de seus estudos.

Condições de participação

O candidato ao financiamento, qualquer seja a modalidade, deve ter feito o ENEM a partir da edição de 2010 e ter conseguido no mínimo 450 pontos, além de não ter a redação zerada. Além disso deve ter acesso a um computador conectado a internet para que consiga fazer sua inscrição. Recomendamos fazer pelo computador mesmo, pois os formulários são melhor visualizados em uma tela maior.

Como saber minha renda per capita?

A renda familiar per capita é calculada dividindo-se o total da renda pelo total de moradores da residência. Já a renda mensal familiar per capita é calculada somando-se o total da renda bruta mensal de todos os familiares dividido pelo número de integrantes.

E quem mora sozinho, qual a renda mínima necessária?

Nesse caso o candidato deve comprovar rendimentos próprios e suficientes para sua sobrevivência, sendo a renda familiar mensal bruta igual ou superior a um salário mínimo vigente, ou seja o que foi publicado no Diário Oficial da União e está em vigência desde primeiro de janeiro de 2020. Se o candidato não possuir renda igual ou superior a um salário mínimo, ou que a renda mensal bruta supere o valor de cinco salários mínimos, o mesmo não poderá realizar inscrição para participar nem no FIES nem no P-FIES.

Taxa de juros para FIES 2020

Para os estudantes que se enquadrarem na modalidade FIES o financiamento terá juros zero. Já para os que se encaixam na modalidade P-FIES a taxa de juros irá variar de acordo com o banco privado responsável.

Contatos:

  • Central de Atendimento: 0800-616161
  • E-mail

 

Alguma dúvida? Comente, ficaremos felizes em responder!

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.