Como transferir veículo em Paraná

Assim que um um carro é vendido ou o proprietário muda de Estado, algumas dúvidas relacionadas ao processo de como transferir veículo em Paraná podem surgir. Por isso é essencial procurar saber o máximo possível antes de dar entrada no processo de transferência para não ser pego de surpresa quanto ao prazo estabelecido pelo DETRAN da região, bem como as taxas de transferência que no Paraná está em R$125,00 até o momento e todas as outras questões burocráticas.

O processo de transferência é sempre obrigatório. Afinal, é importante ter aquele bem material no nome do verdadeiro proprietário para evitar futuras dores de cabeça como multas e pontuações na CNH.

Saiba tudo sobre como transferir veículo em Paraná

O processo de transferência é sempre obrigatório quando o proprietário muda de Estado ou quando ele passa as responsabilidades do carro para outra pessoa, mediante pagamento ou não, como ocorre em casos de venda ou troca. Esse procedimento é sempre obrigatório porque emite um novo Certificado de Registro de Veículo junto com um Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, onde toda documentação estará sob responsabilidade do novo proprietário.

A realização do processo de transferência é possível via atendimento em um dos postos do DETRAN PR – mediante agendamento prévio pelo site – ou em um dos postos despachantes. A consulta da unidade mais próxima pode ser realizada no conforto de casa acessando o site do DETRAN PR e o agendamento é sempre realizado sempre de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Vale lembrar que a vistoria do veículo é sempre obrigatória, então é importante fazer aquele check-up antes de iniciar todo o processo.

Transferência na Unidade de Atendimento do DETRAN PR

Para o processo de transferência, a comprovação de informações é essencial. Por isso, a solicitação de documentos sempre muda quando a comprovação é feita por pessoa jurídica, pessoa física ou por procuradores. Quando a solicitação de transferência é feita por pessoa jurídica, os documentos necessários são:

  • Documento oficial com foto e CPF do representante legal (pode ser a CNH);
  • Comprovante de Poderes;
  • CNPJ da empresa;
  • CRV original preenchido adequadamente autenticado de firma do comprador e do vendedor do veículo;
  • Sinal público, para os casos
  • Quitação completa dos débitos.

Quando é feita por pessoa física, são necessários os seguintes documentos:

  • Documento Oficial com foto e CPF (pode ser a CNH);
  • Comprovante de residência no nome do responsável;
  • CRV original preenchido e autenticado por parte do comprador e do vendedor;
  • Comprovante da quitação de débitos recentes se houver;

E quando por procuradores:

  • Documentação referente a pessoa física ou jurídica;
  • Documentação oficial com foto do procurador;
  • Procuração reconhecida de acordo com as normas do DETRAN PR;

Como transferir veículo em Paraná na Unidade dos Despachantes

Para as transferências feitas nas unidades dos despachantes é necessário verificar previamente a unidade mais próxima no site do DETRAN. A forma que todo o processamento deve ser conduzido é praticamente igual ao que é feito diretamente no DETRAN PR. A única diferença é a necessidade de retornar ao despachante dentro do prazo indicado e a taxa do despachante e do DETRAN.

Fique de olho!

Mesmo que todo esse processo seja relativamente simples, é importante que o proprietário atual tenha em mãos todos os documentos antes de dar entrada no DETRAN PR. Isto porque de acordo com a Lei, é possível que o proprietário do veículo pague uma multa caso ele ultrapasse os 30 dias para realizar o levantamento de todos os documentos, bem como se enquadrar nas providências necessárias referentes a efetivação, transferência e expedição do novo CRV (Certificado de Registro de Veículo).

No que se refere as taxas, geralmente quem arca com os custos é o novo proprietário, mas essa não é uma regra obrigatória. O importante pagar toda a documentação dentro do prazo estipulado pelo órgão que emitirá o novo documento.

Agora que todos os passos foram explicados e todas as dúvidas esclarecidas, não há mais necessidade de se questionar sobre como transferir veículo em Paraná.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.