Como Tirar a 1º Habilitação Da CNH no Detran Santa Catarina

Independente de ter dezoito anos ou não, a empolgação da carteira de motorista é inesquecível para aqueles que vão tentar tirá-la pela primeira vez. Por isso é essencial saber tudo a respeito de como tirar a 1º habilitação da CNH no Detran Santa Catarina para evitar surpresas ou dores de cabeça durante o andamento do processo. Contudo, vale lembrar que a primeira habilitação é provisória e somente após um ano com a CNH temporária é que o motorista poderá realizar a solicitação de troca pelo documento permanente.

Mas de forma geral o processo é bem simples e o passo a passo para a realização do processo se encontra logo abaixo.

Tudo que o candidato precisa saber sobre como tirar a 1ª Habilitação da CNH no Detran Santa Catarina

Quem mora no Estado de Santa Catarina e deseja dar entrada no processo para a retirada da CNH, precisa ter obrigatoriamente 18 anos, no mínimo, e restringir-se às categorias A e/ou B. Isto porque para que o candidato tenha permissão para os outros tipos de CNH, ele precisa ter experiência e idade suficientes que comprovem a sua capacidade em direcionar um veículo maior.

Geralmente, quando o candidato começa o processo para obter a permissão para dirigir, ele procura pelos famosos CFCs que são os Centros de Formação de Condutores, já que facilitam a vida do candidato com relação a entrega de documentos, marcação de exames e outras questões relacionadas ao processo. Caso o solicitante queira realizar tudo por conta própria e sem a necessidade de terceiros, ele pode se dirigir ao CIRETRAN mais próximo e entregar as documentações e comprovações dos mesmos. Contudo, nem sempre tal opção é escolhida, pois após dar entrada no processo perante o CIRETRAN, a participação da CFC é obrigatória.

Assim, para dar entrada no processo da 1ª habilitação, será preciso os seguintes documentos:

  • Documento Oficial com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante das taxas pagas no banco conveniado ao DETRAN-SC;
  • Laudo dos exames médicos realizados.

Vale lembrar que o valor das documentações podem mudar de acordo com o perfil do candidato e o tipo de CNH que ele irá adquirir. Assim, basta verificar no próprio site os valores e taxas atualizados para saber o valor exato do processo.

O que fazer depois que o processo da CNH começar?

Assim que o processo for iniciado, o candidato precisará cumprir horas de aulas teóricas e práticas, com uma avaliação após a conclusão de cada etapa. Por lei, o candidato precisa cumprir pelo menos 45 horas/aula do curso teórico, ministrado pelo Centro de Formação de Condutores, e 20 horas/aula de curso prático de direção veicular. Mas caso o candidato sinta que precisa de mais aulas, o mesmo pode fazer a solicitação na CFC mediante pagamento.

Assim que todos os pré-requisitos forem concluídos é preciso passar por uma prova final. Essa prova é aplicada pelo DETRAN SC com data e horário marcado, sendo que o não comparecimento do aluno resulta na reprovação direta.

Por fim, quando o candidato é aprovado, ele recebe a permissão para dirigir; um documento semelhante a CNH que permite realizar a condução de veículos, de acordo com a categoria escolhida no início do processo, durante o período de um ano. Após esse período, caso o candidato não cometa nenhuma infração grave, o documento deverá ser trocado pela CNH definitiva que terá validade de cinco anos.

Basicamente, não existe nenhum mistério na forma de como tirar a 1º habilitação da CNH no Detran Santa Catarina. Basta se informar ou se preferir, dirigir-se a um Centro de Formação de Condutores para que a própria auto escola dê entrada em todo o processo de forma rápida e prática.

Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo!

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.