Como tirar a 1ª habilitação da CNH no Detran PR – Paraná

Mais do que um documento que fornece a possibilidade de conduzir qualquer veículo no Brasil, a Carteira Nacional de Habilitação é um título de comprometimento que atribui ao seu portador a obrigação de manter a paz e segurança no trânsito. Mas ao mesmo tempo em que tal documento é sinônimo de responsabilidade, ele também representa o sonho realizado de muitos jovens e para conquistar a tão sonhada CNH é importante saber todos os detalhes.

Assim, para ser um futuro motorista, seja de carro, moto ou os dois, é preciso cumprir alguns pré-requisitos – como o fator idade e escolaridade – além de realizar alguns exames e passar por um processo de capacitação. Mas calma! Tudo é muito tranquilo e quando menos se espera, o processo se encerra e a CNH pronta para ser estreada.

Como tirar a 1ª habilitação da CNH no Detran PR com rapidez e praticidade

Geralmente, para dar início ao processo para a retirada da CNH, os candidatos procuram o auxílio de um Centro de Formação de Condutores (a famosa autoescola). Porém, esse método não é uma regra e caso a pessoa prefira, também é possível dar entrada no processo da CNH por meio de uma unidade de atendimento do DETRAN-PR mediante agendamento prévio.

Depois que o agendamento no DETRAN ou na CFC estiver finalizado, está na hora de correr atrás das taxas do processo que poderão serem pagas à vista ou aos poucos, conforme as condições do candidato. Para verificar as taxas, basta acessar o site do DETRAN-PR (link) e selecionar a opção “Taxas compl 1ª Habilitação”, conforme demostrado abaixo, se preferir preparamos um link diteto, clique aqui

Lembrando que: caso o futuro motorista opte por procurar uma autoescola, todo o processo deverá ser realizado pela mesma, incluindo o pagamento das taxas perante um dos brancos credenciados e não na própria agencia do DETRAN.

Documentação e exames

A documentação para a emissão da primeira habilitação precisa ser entregue no DETRAN ou no CFC para que todo o processo seja iniciado. Desta forma, é preciso levar tanto a cópia quanto o documento original do:

  • RG ou qualquer outro documento oficial com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência dos últimos 90 dias que esteja no nome do candidato (conta de água, luz, telefone, internet, etc.).

Assim que todos os documentos estiverem de acordo com o esperado e forem comprovados diante do DETRAN, o candidato fará a captura biométrica, tirará a foto 3×4 e fará uma assinatura digital para a emissão da permissão para o início das aulas na autoescola.

No que se refere aos exames para a comprovação da capacidade do condutor, todos são obrigatórios e realizados aos poucos, conforme o desenvolvimento do processo. Basicamente, os exames que deverão ser realizados são:

  • Avaliação psicológica – psicotécnico;
  • Exame de aptidão Física e Mental;
  • Exame Teórico – aplicado depois das 45 horas/aulas realizadas em um Centro de Formação de Condutores;
  • Exame Prático de Direção Veicular – aplicado depois das 25 horas/aula em um Centro de Formação de Condutores.

Todos os exames (prova teórica e prova prática) serão aplicados pelo DETRAN PR, mas precisam ser marcados pela autoescola ao qual o candidato pertence. Logo, percebe-se que não há necessidade de ter qualquer tipo de preocupação relacionada a marcação das provas e disponibilidade do órgão quanto a isso.

Após a finalização de todo o processo, caso o candidato não esteja apto em algumas das etapas, basta ter calma e marcar o reteste que também precisará ser pago em um dos bancos credenciados do DETRAN. Mas se o candidato for aprovado em todas as etapas, parabéns! Basta ter paciência que a CNH chegará via CORREIOS. Vale lembrar que a primeira CNH é provisória e tem durabilidade de apenas 1 ano, mas que pode ser renovada após a data de vencimento.

De forma geral, as etapas relacionadas ao processo  é fácil e simples de serem cumpridas. Basta ter paciência e se esforçar para passar em todas as etapas, para ver outros serviços do Detran PR veja no link

Ficou com dúvidas? Comente abaixo!

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.