Como tirar a 1ª Habilitação da CNH no Detran MS

Não importa a idade, sempre que o assunto é a primeira habilitação é normal ficar na expectativa de conduzir um carro de verdade, sentindo o ventinho no rosto e toda aquela sensação de liberdade. Mas antes de sentir todas essas emoções é preciso saber como tirar a 1ª habilitação da CNH no Detran MS – Mato Grosso do Sul – para que todas as questões burocráticas sejam tranquilas e não se transformem em dores de cabeça no futuro, consulte também como é tirar a habilitação em outros estados clicando aqui

Como tirar a 1ª Habilitação no Detran MS de forma rápida e prática

Como o objetivo é dar entrada no processo para a retirada da primeira CNH é preciso saber ler e escrever, ter idade mínima de 18 e ter em mãos um documento de identificação oficial com foto e o CPF. Caso a pessoa opte por realizar todo o processo de forma autônoma, ela precisa pagar algumas taxas perante o DETRAN.

O pagamento pode ser feito de forma parcelada ou à vista, conforme os critérios de conveniência. Porém, se a pessoa optar por realizar toda a tramitação com a ajuda de um Centro de Formação de Condutores, dependendo da instituição, é possível que as taxas do DETRAN já estejam inclusas no pacote e dispense o candidato de tais questões burocráticas.

Mas para aqueles que desejam realizar tudo de forma independente, as taxas que precisam ser pagas são, respectivamente:

  • Validação de cadastro;
  • Emissão da Permissão para Dirigir (PPD) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Exame psicológico;
  • Exame médico;
  • Exame teórico;
  • Exame prático;
  • Licença para Aprendizagem de Direção Veicular (LADV).

Para consultar as taxas atualizadas de cada um dos itens acima use esse link.

Os Critérios Em Cada Categoria De Habilitação

Quem está começando o processo para retirada da CNH pode escolher uma ou todas as seguintes categorias para dirigir:

  • Categoria A – Motocicletas;
  • Categoria B – Automóveis;
  • Categoria AB – Motocicletas e automóveis;
  • Categoria ACC – Ciclomotores.

Porém, os critérios de avaliação não são padronizados e é preciso ficar atento quanto as exigências estabelecidas por lei.

Assim, para os candidatos que desejam tirar a CNH categoria A é preciso passar por uma avaliação psicológica; um exame de aptidão física e mental; ter completado as 45 horas/aula de curso teórico, podendo a quantidade de horas ser maior caso o candidato queira; ter completado pelo menos 20 horas/aula de treinamento prático de direção veicular referente a categoria, sendo pelo menos uma aula realizada no período noturno obrigatoriamente e uma prova prática de direção veicular da categoria  que será aplicada pelo DETRAN MS.

Quanto aos candidatos que desejam tirar a CNH categoria B, os critérios para conseguir a permissão são os mesmos, com uma única diferença: Caso o candidato queira e o Centro de Formação de Condutores disponibilize a seus alunos, é possível realizar um treinamento no Simulador de Direção Veicular. Nesse simulador o candidato terá disponível 5 horas/aula para aprender a melhor forma de evitar acidentes de trânsito e como executar uma direção defensiva adequadamente por meio de um joguinho interativo que fornece bons resultados.

No que se refere a autorização para conduzir veículos ciclomotores é preciso ter também:

  • Avaliação psicológica e o exame de aptidão física e mental;
  • Um curso teórico de 20 horas/aula (período menor que das categorias A/B);
  • Exame teórico;
  • Curso prático de direção de 5 horas/aula sendo que pelo menos 1 aula no período noturno;
  • Exame prático.

Contudo, de acordo com a Resolução nº 778/2019, caso o candidato obtenha a permissão para conduzir ciclomotores dentro do período entre 14/09/2019 a 11/11/2020, ele não precisa realizar as aulas teóricas e práticas. Sendo obrigatórias apenas se o candidato reprovar na prova prática.

CNH para os deficientes físicos e/ou auditivos

Quem é deficiente físico ou auditivo pode ter o seguinte questionamento: Como tirar a 1ª Habilitação da CNH no Detran MS? A resposta é simples. No caso dos deficientes físicos, basta se submeter o exame de aptidão física e mental perante uma junta médica e seguir com o processo normalmente.

Já para os deficientes auditivos/surdos, é preciso realizar um requerimento (clique aqui) com pelo menos 15 dias de antecedência para que um intérprete de LIBRAS o acompanhe nas avaliações para a finalização do processo.

Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo!

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.