Como fazer Portabilidade nos principais Bancos

Se você tem uma Conta Salário, conta que é necessária, criada pelo empregador, para depósito do salário e não tem nenhum custo para o empregado, confira este artigo para descobrir como fazer portabilidade. Caso não escolha uma conta salário, deverá ter ou abrir uma conta corrente, esta por sua vez pode ter custos.

Vale ressaltar que se você recebe o salário na sua conta corrente não é possível fazer o pedido de portabilidade, e a depender do tipo de plano junto ao banco este tipo de conta vai apresentar custo de manutenção. Veja neste artigo quais os procedimentos e documentos necessários para pedir portabilidade bancária, além de ver quais os bancos que podem oferecer esse tipo de serviço segundo o Banco Central do Brasil.

Procedimentos para pedido de portabilidade

Logo abaixo vamos mostrar quais documentos são necessários, porém já vamos mostrar o roteiro de pedido.

Desde 2018 já é possível pedir portabilidade na instituição de destino, porém é necessário ficar atento ao seguinte ponto, o empregador precisa ter feito o vínculo da sua conta salário no banco, isso é, o banco precisa saber que você vai receber salário da empresa. Normalmente isso acontece próximo do primeiro salário ou somente após o primeiro pagamento. Caso faça muito antes pode ser que a instituição de destino não consiga concluir o procedimento.

Outro ponto de atenção é o tempo que esse procedimento pode levar, desde o pedido de portabilidade, o banco pagador pode levar até 10 dias úteis para finalizar o pedido, durante esse tempo, ele pode fazer contato para confirmar a intenção do pedido de portabilidade e em alguns casos oferecer beneficios para que o cliente não finalize com o pedido.

Quais as vantagens e desvantagens em pedir portabilidade

Está em duvida se é vantajoso pedir portabilidade? Veja aqui os principais pontos:

Vantagens

  • Poder escolher o Banco com as melhores taxas:
    • Escolha os melhores bancos e faça mais de uma portabilidade sempre que desejar;
  • Custo zero para o empregado:
    • O pedido de portabilidade e transferência mensal dos recursos – salário – para a conta de destino é sem custo.

Desvantagens

  • Receber apenas em dias úteis
    • Como se trata de uma TED, Transferência Eletrônica Disponível, ela só ocorre entre as 7 horas e as 17 horas em dias úteis, isso é se seu empregador fez o pagamento em um final de semana, caso sua conta seja da mesma instituição, o dinheiro estaria disponível no mesmo dia, porém se tratando de instituição financeira diferente ela só estará disponível no dia útil seguinte.

Para quais contas posso pedir Portabilidade?

Segundo o BC (Banco Central), atualmente a portabilidade pode ser enviada para uma dos 3 tipos de contas a seguir:

  • Conta Corrente:
    • Sendo de qualquer banco brasileiro credenciado pelo Banco Central, entre os mais famosos estão: Itaú, Banco do Brasil, Caixa, Santander, Bradesco entre outros;
  • Conta de Pagamento:
    • Normalmente esse tipo de conta está vinculada a empresas de tecnologia do setor bancário, as chamadas FinTechs. Porém é preciso ficar atento a quais empresas estão homologadas pelo Banco Central a operar, isto é, receber seu pedido de portabilidade. Atualmente estão homologadas pelo BC: NuBank, Brasil Pré-Pagos, Super Pagamentos, Cielo, RedCard. Portanto sempre faça uma pesquisa para saber se a instituição que deseja deixar seu dinheiro está homologada pelo Banco Central;
  • Pós Pago:
    • Similar ao funcionamento do cartão de crédito, onde o pagamento é feito após o uso, porém com limitações, pois esse tipo de conta pode receber salários de até R$5.000,00 (cinco mil reais).

Quais documentos necessários para Portabilidade

Esse é o tópico que mais gera dúvidas, pois é nesse momento que é preciso das informações do empregador, caso não encontre as informações no seu demonstrativo, folha de pagamento, contracheque ou holerite, o setor de recursos humanos, RH, vai ter essas informações. Documentos necessários:

  • CNPJ da Empresa Pagadora
  • Banco emissor do Pagamento
    • este é o banco onde a pessoa tem a conta salário dela.

É importante ressaltar que caso não tenha essas informações no holerite não busque na internet, pois as informações necessárias são referentes a empresa pagadora. Muitas vezes a empresa que contrata não é a mesma que processa o pagamento, e especialmente as que trabalham com mais de uma filial.

 

Fonte: Banco Central do Brasil

Alguma dúvida? Comente!

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.