Assinatura eletrônica Caixa: o que é e como criar

Se você é cliente de conta corrente Caixa ou conta poupança, já deve ter ouvido o termo assinatura eletrônica muitas vezes, especialmente se você já liberou o acesso ao seu Internet Bank Caixa. Da mesma forma que você já ouviu o termo talvez não saiba para que ele de fato serve para um cliente caixa. Veja aqui para que serve e como conseguir uma assinatura eletrônica Caixa.

Caixa Econômica Federal

Atualização 2019

A caixa se atualizou e nos também vamos atualizar o artigo com as novas formas se conseguir a assinatura eletrônica, confira abaixo e se mesmo assim ficar com dúvida não deixe de comentar.

 

O que é Assinatura Eletrônica Caixa

Assinatura Eletrônica é uma espécie de segunda senha para ser usada pelo telefone ou pela internet. Com essa senha você pode fazer pagamentos de boletos, transferência de valores ou de uma forma resumida tudo que envolva movimento de dinheiro em sua conta caixa. Essa senha não é usada para ações simples como consultar o saldo da conta online ou por telefone, para esses casos são usadas a senha normal do internet bank – senha criada junto com a conta. A diferença da senha normal para a assinatura eletrônica está principalmente em sua estrutura. A eletrônica é composta exclusivamente por 6 números sendo que em contrapartida a senha comum tem que ter em sua composição obrigatoriamente letras e números.

Como obter a Assinatura Eletrônica Caixa

A Caixa Econômica Federal agora permite outras formas de obter a assinatura eletrônica que não somente direto na agência e para organizar melhor vamos dividir esse tópico em subtópicos.

Pelo Aplicativo – App Caixa

Se você já tem o aplicativo instalado em seu telefone pode pular o próximo parágrafo, caso contrário siga para ver o link de downloads dependendo do seu Sistema operacional.

Independente da plataforma que usar você pode fazer o download procurando por Caixa em sua loja de aplicativos preferidos ou se quiser pode clicar aqui se você tem um Android ou clicar aqui se você tem um Iphone ou Ipad.

Uma vez com o App instalado basta fazer login em sua conta da Caixa, lembrando que não existe restrição quanto ao tipo da conta, se é conta corrente ou conta poupança, inclusive se você sempre teve dúvida das operações como por exemplo a 013, O que significa “operação” em contas da Caixa.

Uma vez logado basta ir para o segundo menu do app e escolher a opção senhas e configurações conforme imagem:

Na próxima tela será aberto um menu lateral, dessa vez escolha a opção Senhas e Acesso, e depois Assinatura eletrônica dessa forma você já poderá escolher a sua conta caixa e cadastrar uma assinatura eletrônica.

Teve algum problema? No final desse artigo você pode encontrar uma lista de perguntas  e respostas, se você não teve problema o próximo passo é se dirigir a um terminal de auto atendimento caixa e desbloquear a assinatura eletrônica, veja mais abaixo como desbloquear a senha no Caixa eletrônico.

 

Pessoalmente na agêencia

Agora que você já sabe o que é e como usar, veja aqui como obter essa senha. Para isso você precisa do seu cartão da Caixa juntamente com um documento de identidade. Com esses documentos basta se dirigir até a sua agência – isso é a agência em que você abriu sua conta. Na sua agência basta informar ao atendente que deseja a Assinatura eletrônica e o mesmo irá imprimir uma senha com 6 números.

Atenção: essa senha tem validade e deve ser modificada no internet bank ou app para sua senha definitiva (veja como fazer mais abaixo).

Como Desbloquear a assinatura eletrônica no terminal de auto atendimento

Se você fez o cadastro da assinatura pelo computador ou pelo aplicativo o próximo passo é se dirigir a um terminal e escolher as seguintes opções no menu:

  1. Outros Serviços
  2. Senhas e validações de acessos
  3. Desbloqueio de Assinatura Eletrônica

Para validar a operação será perguntando o CPF do titular da conta.

Como alterar assinatura eletrônica temporária para a permanente

Se você recebeu sua assinatura eletrônica com a senha temporária essa é a hora para você alterá-la para a senha permanente antes que a mesma expire e force você a refazer todo o processo. Para alterar a senha você precisa acessar o internet bank por esse link.

gerenciar_acesso_caixa_internetbanking

Depois ir em gerenciar acesso e senhas, conforme imagem acima, na próxima imagem selecione Alterar assinatura.

altera_assinatura_caixa

Na próxima tela será requisitado a sua senha temporária que foi disponibilizada na sua agência, e em seguida o site pede que seja informada a senha permanente que deve ter apenas 6 números.

Assinatura Eletrônica Caixa tem validade?

Essa assinatura não tem validade após a transição da senha temporária para a permanente. Mas enquanto temporária ela tem validade de apenas alguns dias, e não pode ser usada para nada além de liberar a senha permanente.

Assinatura Eletrônica bloqueada – O que fazer?

Se você enquanto estava fazendo um pagamento ou qualquer outra ação que envolva a utilização da assinatura eletrônica, errou a mesma 3 vezes consecutivas, infelizmente para esses casos sua senha será bloqueada. Para desbloquear você terá que solicitar o desbloqueio da senha e geração de uma nova. Cuidado:  se você apenas solicitar uma senha nova a mesma será gerada bloqueada, é muito importante que você informe ao atendente que a senha estava bloqueada.

 

Alguma dúvida? Comente! 😉

30 Comments

  1. CARLA VICTOR
  2. Lorena Oliveira
  3. RAFAEL ANANIAS BORGES
    • Danilo
      • Gerson
        • Danilo
  4. Ana Gecica Sousa Nunes
    • Danilo
  5. Jennifer Carolline
  6. FABIO
    • Danilo
  7. anonymous
    • Danilo
  8. Juraci Ferreira Santos
    • Danilo
      • Ygor
  9. Ygor
    • Danilo
  10. Fernanda Renner
    • Danilo
  11. roseni de souza alegre
  12. Luis
  13. Arielle
  14. Maiara
  15. Alessandra batista dos santos
  16. Sabrina
  17. Renan Ick
  18. DAVID PAULO
  19. Alessivany
  20. daniel

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.