Tipos de dólar americano e sua cotação no mercado


dolar-moeda-cambio-01-size-598 (1)

Existem três tipos de dólar americano: dólar comercial, dólar turismo e dólar paralelo.

Os tipos de dólar costumam confundir muito as pessoas, justamente por ser diferente de muitas formas. Por isso neste artigo falaremos sobre os tipos de dólar americano, futuramente falaremos sobre dólares de outros lugares. Veja a seguir a explicação sobre cada tipo:

Dólar Comercial

Também chamado de câmbio livre, é o dólar utilizado pelas grandes empresas quando vão realizar importações ou exportações e também é utilizado para pagar e receber serviços que têm relação com o exterior. Também pode ser usado para transações do governo. Todas essas transações são fechadas durante todo o período em que os bancos estão funcionando, o que faz com que não exista uma única cotação a cada instante. Hoje em dia a cotação do dólar comercial ou livre é definida de acordo com a demanda e a oferta no mercado. Apesar das variações da cotação durante o dia, existe um valor oficial e constante durante o dia inteiro e somente disponível após o fechamento do mercado de câmbio, chama-se Ptax. Ptax é uma média que o Banco Central calcula e divulga, servindo de referência para contratos. Esse dólar comercial que é observado pelo governo quando dizem estar preocupados com a valorização ou desvalorização excessiva do real.

Dólar Turismo

Também chamado de câmbio flutuante. É utilizado, além de viagens para o exterior, para contribuições a entidades, doações, heranças, aposentadorias e pensões, manutenção de residentes e tratamento de saúde. Para este tipo de dólar americano não existe um valor limite para negociações, ou seja, pode-se adquirir qualquer valor a título de turismo. Para operações com esse tipo de dólar não é realmente necessário que se viaje ao exterior, mas é proibido por lei a utilização de moeda estrangeira como forma de poupança ou para o pagamento de transações no Brasil.

Dólar Paralelo

Antigamente era conhecido como câmbio negro. Muito utilizado por pequenos investidores e também para atividades ilícitas (lavagem de dinheiro do tráfico de drogas, sonegação fiscal). Este tipo não é controlado pelo governo portanto não está sujeito aos regulamentos do Banco Central. Nessa categoria encaixam-se os famosos “doleiros”.

Compra e Venda

O dólar será repassado a você pelo preço de venda. Ou seja, você comprador deve olhar o preço de venda e não o de compra. Explicamos. O preço de compra é o valor que é pago pelos bancos e casas de câmbio quando eles recebem a moeda. Então ela será passada a você pelo preço de venda, o banco te venderá a moeda. Então, você compra pela cotação de venda que é mais alta e vende pela cotação de compra que é mais baixa. É importante que se pesquise bastante antes de fazer qualquer tipo de transação que envolva moedas estrangeiras, e lembramos que esse artigo é sobre os tipos de dólar americano.

Alguma dúvida? Comente! 😉

2 Comentários

  1. marcelo 19 de novembro de 2014
    • Danilo 19 de novembro de 2014

Adicionar comentário