Tipos de contas poupança


Se você deseja poupar dinheiro ou fazer um investimento sem riscos a longo ou médio prazo, uma conta poupança pode ser a melhor solução para você. Porém, quando falamos conta poupança estamos sendo muito genéricos, uma vez que existem vários tipos de conta poupança. Você já sabe quais são os tipos de conta poupança? E qual a mais adequada para o seu tipo de investimento? Se não, veja no artigo a seguir os tipos de contas poupança e qual o melhor tipo para você.

conta-poupanca

POUPANÇA CONDICIONAL

Conta Condicional é o tipo de conta que se abre sob um tipo de condição que pode ser por exemplo que somente o titular possa fazer saques após completar a maior idade civil ou após completar o curso de ensino médio. Você pai ou responsável ou até mesmo o titular da conta abre a conta normalmente e assina um contrato aonde você cria uma condição como as listadas acima. Este tipo de poupança é ideal para quem quer poupar dinheiro a longo prazo como por exemplo pagar a faculdade do filho, comprar um carro ou ainda comprar a casa própria, dessa forma você não tem como cair na tentação de tirar o dinheiro antes do tempo,  acabando com os planos futuros.

Poupança espólio

Este tipo de conta é aplicada quando os genitores da criança estão falecidos, dessa forma a criança só poderá movimentar a conta após completar 18 anos, antes disso a conta fica inviolável.

Poupança para menores de Idade

Se a conta for aberta pelos pais ou responsáveis para um menor legal, esta conta só poderá ser movimentada pelos responsáveis ou quando o titular da conta completar 18 anos, esse tipo de conta é boa para quando você quer ensinar a seu filho a guardar dinheiro e saber como gastar.

Conta em regime econômica Própria

Esse tipo de conta é destinado a menores legais com mais de 16 anos e que esteja fazendo algum tipo de estágio remunerado, esta conta se assemelha a uma conta poupança comum, dando ao titular da conta o direito de movimentá-la como desejar. Esse tipo de conta é recomendado para adolescentes que estejam estagiando.

Conta racional Poupança

Como o próprio nome sugere, essa é a conta comum poupança aonde você pode movimentar o dinheiro na hora que quiser, sem a necessidade de esperar algum requisito como citado nas opções acima. Para abrir uma conta dessas o titular deve ter 16 anos ou mais se for abrir com os responsáveis legais e 18 anos ou mais se for abrir sem os responsáveis legais. Esse tipo de conta é recomendado para todo mundo que deseja investir o dinheiro a curto prazo ou somente ter um local seguro para guardá-lo.

 

Com dúvida? Comente!

13 Comentários

  1. ALINE 13 de maio de 2015
    • Danilo 13 de maio de 2015
  2. Beatriz 12 de julho de 2015
    • Danilo 17 de julho de 2015
  3. max flavio 29 de julho de 2015
  4. mayara 16 de dezembro de 2015
  5. Anna Carolina 10 de março de 2016
  6. JULIANA DO ROSARIO VIANA GATINHO 25 de junho de 2016
    • Danilo 26 de junho de 2016
  7. David 27 de setembro de 2016
    • Danilo 4 de outubro de 2016
      • Denis 30 de janeiro de 2017
        • Rosangela 12 de julho de 2017

Adicionar comentário