SISU – Sistema de Seleção Unificada


O que é o SISU?

Sisu significa Sistema de Seleção Unificada. É gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação), e é um sistema informatizado em que as instituições públicas de ensino superior dão vagas a candidatos que são participantes do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). É um ótimo programa que traz oportunidades de ingresso na educação superior.

Como funciona

As instituições de ensino superior que participam do Sisu oferecem vagas para diversos cursos. O Sisu abre o processo seletivo duas vezes ao ano, todo início de semestre letivo, e a inscrição é gratuita sendo composta de apenas uma etapa que é feita pela internet. Quando o candidato está fazendo sua inscrição deve escolher se quer concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas de políticas afirmativas. Enquanto estiver dentro do período de inscrições o candidato pode mudar suas opções, e a última confirmada será a válida para o processo.

Quando acabam as inscrições o sistema vai selecionar os candidatos mais bem classificados para cada curso, de acordo com a sua nota do Enem. Só são selecionados os candidatos classificados no número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, dependendo da modalidade de concorrência. A cada chamada do Sisu os candidatos têm um prazo para efetuar a matrícula, confirmando a ocupação da vaga na instituição. Depois dessa etapa o Sisu disponibiliza uma Lista de Espera, para que as instituições ocupem as vagas que não foram ocupadas. Se o candidato não for selecionado na chamada, pode mostrar interesse pela Lista de Espera e talvez consiga uma vaga.

Como se inscrever

A inscrição é feita exclusivamente com o número de inscrição e a senha usada no sistema do Enem. Se o candidato não lembrar da senha pode recuperá-la no site do Enem. A inscrição é toda feita pela internet e sem cobrança de taxas, ou seja, é gratuita. Os documentos necessários para a inscrição são apenas o número de inscrição e a senha, devendo o candidato ficar atento se ele for chamado pela instituição,  a levar os documentos que a mesma exige.

sisu2015

Para saber o resultado

Quando o candidato se inscreve no Sisu ele passa a ter um Boletim de Acompanhamento onde ele pode conferir como está a situação da sua inscrição, inclusive saber o resultado. Outras formas de consulta ao resultado são comparecer às instituições participantes ou na Central de Atendimento do MEC pelo telefone 0800-616161.

Em caso de empate, o que acontece?

No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado considerando-se a seguinte ordem de critérios:

  • Maior nota obtida na redação;
  • Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Caso o candidato seja selecionado, deve conferir o prazo para matrícula no cronograma do Sisu, em seguida comparecer na instituição com todos os documentos que a mesma exige e efetivar a matrícula.

 

Alguma dúvida? Comente!

Adicionar comentário