Como estudar português para concursos


como-estudar-para-concursos

Sabe aquele sentimento de ser brasileiro e tirar nota 5 em português e 8 nas outras matérias de linguagens como inglês ou espanhol? Pois é, quem já passou por isso sabe bem do que estou falando. Em uma pesquisa feita com a população brasileira, estima-se que 83,3% dos brasileiros tem dificuldades e dúvidas no uso do português. Seja para fazer uma prova ou em um texto dissertativo a dúvida sempre está lá. Dando um completo nó no cérebro da gente.

Porém existem técnicas para se aprender o português, principalmente se o seu objetivo é passar em um concurso público dicas gerais para passar em um concurso.

Como aprender português para concursos

  • Procure materiais de fácil absorção pra você: Se você é daqueles que conseguem absorver todo o conteúdo de uma gramática com mais de mil páginas, parabéns! Você está acima da média. Mas se você tem dificuldades para aprender conteúdos extremamente extensos, tente associar o que aprendeu com as coisas que já sabe. Por exemplo, se você pegar uma gramática e ver certa conjugação de um verbo, tente fazer o seu próprio exemplo com o que acontece no seu dia a dia. Uma dica é você pegar frases de seus livros favoritos ou séries e tentar conjugar o verbo ou analisar a oração.
  • Encare o português como uma matéria fácil e ela será fácil: Pode parecer besteira mas acreditar que você não vai entender determinado assunto do português faz com que você realmente não o entenda. A maior dificuldade que temos é nós mesmos então, paciência. Encare o português como uma matéria e ela será apenas isso. Uma matéria a ser estudada. As únicas coisas que você precisa saber sobre ela é a morfologia, fonética e sintaxe.
  • aprendendo-a-aprender-gabriel-01

Como organizar todo esse conhecimento

É complicado dizer que todos que aprendem português aprenderam de fato. Se isso fosse verdade os números revelados na pesquisa não seriam tão exorbitantes.

Procure fazer exercícios e nunca deixar de praticar o que aprendeu. Como já foi dito antes, existem sites que ajudam você a praticar o que aprendeu e sempre com conteúdos novos relacionados a vestibulares e a concursos públicos. Uma indicação do Dicas Úteis, para você que não sabe por onde começar é o [clique aqui]. Lá você encontra mais detalhes sobre cursos de português prático e apostilas e exercícios específicos para o que você quer aprender.

Lá também existem vídeo-aulas, exercícios online e todo um plano de ensino ao qual você poderá organizar de acordo com o seu horário. O que pode ser uma boa caso você não tenha tempo para frequentar um cursinho de português por exemplo. Além de todo esse material, no site você  poderá compreender melhor o motivo da sua dificuldade com o português. Entender isso ajuda a tornar a matéria mais fácil de ser compreendida já que você descobre aonde está errando e tem a oportunidade de arrumar tudo.

temos-muito-o-que-aprender

Pensando nisso o Português Prático criou uma gramática online para que as dificuldades fossem superadas. Por isso recomendamos ele a você. Caso você tenha usado a gramática online, comente aqui como foi a sua experiência, adoraríamos saber como ela foi e se te ajudou da forma como imaginava.

Adicionar comentário