O que é o Cartão Bolsa Família


O Cartão do Bolsa Família é um cartão magnético que é utilizado pela família para fazer o saque do dinheiro oferecido pelo Governo. É esse cartão que identifica quem é beneficiado pelo Programa. Ele possui o Número de Identificação Social e o nome do beneficiado. A retenção, cobrança de taxas ou a venda dos cartões é expressamente proibido.

Como fazer o Cartão Bolsa Família

Para ter um cartão e receber o benefício, o cidadão deve ir à Secretaria de Assistência Social mais próxima e fazer seu cadastro. Dessa forma, a Caixa irá saber e mandará um cartão com todas as instruções e/ou informações mais importantes e o cartão chegará no endereço cadastrado, através dos Correios. O beneficiário pode esperar de 15 a 45 dias para que o cartão chegue. Mas e se o cidadão desejar ou realmente precisar fazer um saque e o cartão ainda não chegou? Não tem problema: pode sacar pelo Guia de Pagamento na agência da Caixa apresentando qualquer um dos documentos a seguir:

  • Carteira de identidade;
  • Carteira nacional de habilitação (modelo com foto);
  • Carteira de trabalho e previdência social;
  • Carteira do registro em órgão de classe;
  • Certidão de nascimento ou casamento.

Cartão

Formas de entrega do Cartão

As maneiras que o cartão é entregue depende daonde o beneficiário mora. Segue abaixo as várias formas de entrega disponíveis atualmente:

  • Domiciliar: entregue diretamente na casa da pessoa conforme endereço informado no Cadastro Único. Serão realizadas três tentativas intercaladas, em dias e horários diferentes. Caso não tenha ninguém para receber em nenhum desses dias o cartão será encaminhado para a agência Caixa mais próxima.
  • Posta-restante: feita nos municípios menores, os cartões enviados pelos Correios ficam disponíveis nas agências ou correspondentes postais para o Responsável Familiar ir buscar. Em 30 dias os cartões não retirados são enviados para a agência da Caixa mais próxima do endereço cadastrado.
  • Caixa-postal Comunitária: feita nos municípios que não possuem agências dos Correios. A Prefeitura é a responsável por disponibilizar um espaço onde a população pode pegar suas correspondências e consequentemente os beneficiários do Programa Bolsa Família podem pegar seus cartões. Assim como a opção anterior, dentro de 30 dias os cartões não retirados são enviados à uma agência da Caixa mais próxima do endereço cadastrado.

Preste atenção: Junto com o cartão, será enviado também o Termo de Responsabilidade e outras informações importantes, como o funcionamento do Programa, as responsabilidades que cabem às famílias e as formas de entrar em contato com o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e com a Caixa. Na falta de algum desses itens, imediatamente entre em contato com a Caixa, por meio das agências ou pela Central de Relacionamento (0800-726-0207).

Como ativar o Cartão Bolsa Família

Para realizar a ativação é necessário que o Responsável Familiar dirija-se a uma agência Caixa. Lá o cartão será ativado, e já que o cartão chega sem senha então completamente vulnerável, na agência será registrada a senha eletrônica individual, que será usada para fazer os saques futuramente. O cidadão deve ir à agência munido da correspondência que recebeu, ou seja, tudo que veio junto com o cartão e que é importante manter guardado.

Se o cartão não for ativado corretamente e a senha eletrônica individual devidamente registrada o saque só poderá ser feito diretamente nas agências da Caixa, o que não é muito conveniente. Com o cartão ativado o saque pode ser feito em qualquer local autorizado pela Caixa: lotéricas, correspondentes bancários, caixas eletrônicos e agências.

2ª via do Cartão Bolsa Família

Em casos de roubo, perda, extravio do cartão é possível solicitar uma segunda via através do Teleatendimento da Caixa: 0800-726-0101.

 

Alguma dúvida? Comente! 😉

Adicionar comentário