O que é o Aditamento FIES


Se você é estudante de graduação ou pós graduação e usa o FIES como uma alternativa ao financiamento do curso, já deve ter ouvido falar do termo Aditamento e se você não buscou o seu significado ou não faz Direito, muito provavelmente não deve saber o que é nem para que serve, mas não se assuste, nesse artigo vamos esclarecer o seu significado e o que devemos fazer para não perder o financiamento estudantil.

Aditamento FIES o que é?

adiantamento

Aditamento é o termo usado para a adição de dados em seu contrato ou, em outras palavras, é a atualização das informações no seu contrato com o FIES, tais como endereço de residência, curso, valor do curso, fiador e afins. Essa verificação de atualização é solicitada pelo FIES a cada 6 meses, e caso o estudante não faça o aditamento dependendo do caso pode até ter sua matrícula cancelada junto a instituição de ensino.

Como fazer o Aditamento no FIES

Com o Fies dá! Aditamento como fazer

O Aditamento pode ser feito de duas formas distintas. A primeira é indicada para os casos de estudantes que tenham financiado seu curso antes de 2010 para esses casos o aluno deve ir ao banco onde ele assinou o contrato munido de contrato do FIES, documentos originais e suas respectivas cópias, e se alguma informação como o valor da mensalidade do curso ou outro dado tenha mudado é necessário levar os documentos para fazer as mudanças.  Para verificar o período que você deverá fazer o aditamento e assim não ficar irregular, basta acessar o site do FIES por esse link e na parte de Aditamento buscar a data de início e data limite, também é recomendado a verificação de algum tipo de informação no campo Observação.

Agora se seu financiamento foi feito depois de 2010 – Portaria Normativa MEC nº 023 – ficou bem mais fácil fazer o aditamento, bastando você ir apenas na unidade onde você está a fazer o curso. Mas antes atenção: você deve verificar no site do FIES se seu financiamento migrou do modo antigo para o novo de forma automática ou não. Como esse é um assunto muito longo preparamos esse artigo falando tudo sobre aditamento depois de 2010.

Adicionar comentário