O que é e quem tem Direito ao Morar Bem?


São muitos os programas voltados para a habitação existentes no Brasil, sendo que a maior parte deles foi criada nos últimos 25 anos, beneficiando uma parcela importante da população brasileira.

E de todos estes programas, um dos mais famosos de todos é o Programa Morar Bem, que vamos conhecer melhor nas próximas linhas deste artigo, que irá procurar desvendar todos os segredos em torno desta ferramenta que já ajudou muitas famílias.

Um programa habitacional e tanto

Criado pela Secretaria de Estado de Habitação do Distrito Federal, o Programa Morar Bem contempla uma grande quantidade de famílias, sendo voltado para a região do Distrito Federal. O programa visa dar condições dignas de moradia ao maior número possível de pessoas no Distrito Federal, sendo direcionado especialmente às pessoas carentes e que têm baixa renda.

Baseado no direito à moradia digna, que é um direito universal e alienável, o Programa Morar Bem já contemplou um sem número de famílias dentro do Distrito Federal, gerando condições para o desenvolvimento digno de milhares de pessoas.

O programa foi criado para dar moradia para as pessoas de modo simples e organizado, e por este motivo, ele funciona dentro de uma lógica extremamente moderna e eficiente de controle e de cadastro de pessoas/famílias.

Como funciona o Direito ao Morar Bem

Para ter acesso às moradias previstas pelo Programa Morar Bem, a primeira coisa a ser feita será a realização do cadastro dentro do NCH (Novo Cadastro da Habitação), para que o Estado seja capaz de conhecer a real situação de cada família, para identificar quais precisam mais de ajuda do que outras.

Depois disto, é feita uma espécie de classificação por meio da utilização de alguns critérios sociais, para que, depois disto, seja oferecido o acesso à moradia própria, que é o sonho de toda pessoa.

Os passos

Para realizar o cadastro do NCH é necessário que a família siga os seguintes passos: cadastramento, classificação, comprovação de dados/habilitação, manifestação de interesse por um projeto futuro, indicação de demanda ao banco e a titulação.

Tudo começa pela internet, sendo que depois disto, há a necessidade de prosseguir acompanhando cada momento de evolução dentro do processo, até que a pessoa/família esteja apta a ter acesso à moradia digna.

Quem tem direito?

De acordo com a classificação feita pelo Estado, somente as famílias que conseguirem comprovar que realmente têm necessidades financeiras importantes têm direito a participar do Programa Morar Bem.

Desta forma, fica evidente que o Programa Morar Bem foi criado para atender às demandas das pessoas mais carentes e das famílias com maior dificuldade para conseguir comprar uma moradia própria.

Para conseguir participar, além de comprovar que têm necessidades financeiras que impeçam a compra de moradia própria, a pessoa deve residir no Distrito Federal, não ser proprietário de imóvel residencial (ou ter sido), não ser usufrutuário de imóvel residencial dentro do Distrito Federal e ter renda familiar menor ou igual a 12 salários mínimos.

Desta forma, a pessoa tem condições de concorrer por uma moradia digna dentro do Programa Morar Bem. Bastando agora apenas o Candidato se inscrever no programa Morar bem

7 Comentários

  1. conceição correia novaes 2 de janeiro de 2015
  2. vantuir leite vargas 1 de maio de 2015
  3. vera 22 de novembro de 2015
  4. FRANCISCA 7 de abril de 2016
  5. José edmilson goveia Lopes 23 de junho de 2016
    • Danilo 23 de junho de 2016

Adicionar comentário