O que é e quais os tipos de aposentadoria do INSS?


Sempre que uma pessoa atinge uma idade mais avançada, ela começa a se perguntar sobre o seu futuro, e uma das perguntas mais importantes tem a ver com a aposentadoria, que é o período que vem depois da fase onde a pessoa é economicamente ativa.

Entretanto, a aposentadoria por tempo de serviço não é a única existente, já que há outras modalidades de aposentadoria do INSS, e por este motivo, vamos procurar conhecê-las de modo mais claro.

O que é aposentadoria do INSS?

A aposentadoria do INSS, para quem ainda não sabe nada mais é do que o afastamento remunerado concedido a um trabalhador em certas circunstâncias específicas, depois que ele atinge certos requisitos básicos estabelecidos por lei.

Há alguns tipos distintos de aposentadorias do INSS, sendo que para cada uma alguns requisitos são alterados, gerando tipos distintos de aposentados pelo INSS, que acabam se enquadrando em situações específicas.

Aposentadoria compulsória

A modalidade conhecida como aposentadoria compulsória foi muito utilizada de modo arbitrário durante a Ditadura Militar, quando profissionais, como professores universitários, por exemplo, agiam de modo contrário aos pensamentos defendidos pelo Governo Militar.

Atualmente, a aposentadoria compulsória é usada como mecanismo para “punir” juízes que agem de forma incompatível com as prerrogativas do cargo em questão, bem como também para casos em que o magistrado cometeu um crime ou qualquer outro tipo de delito.

Aposentadoria por invalidez

Esta modalidade existe para aposentar pessoas que apresentam algum tipo de dificuldade que impossibilite a realização de suas atividades profissionais normalmente.

A intenção ao garantir a aposentadoria por invalidez ao segurado é garantir que ele consiga ter ao menos uma renda similar à que ele mantinha trabalhando normalmente, agora que está impossibilitado de exercer suas funções como antes.

As aposentadorias por invalidez são concedidas em situações em que uma pessoa sofre um acidente que a deixa inválida, ou então, quando uma pessoa adquire uma doença que lhe impossibilite de seguir com sua vida profissional normalmente.

Aposentadoria por idade

Este tipo de aposentadoria do INSS é um dos mais famosos de todos, sendo concedido sempre que a pessoa atinge a idade que é considerada de risco social, sendo que a idade varia de homem para mulher.

A aposentadoria do INSS por idade era mais popularmente conhecida pelas pessoas como sendo a aposentadoria por velhice.

Aposentadoria por tempo de contribuição

A chamada aposentadoria por tempo de serviço era muito famosa, sendo conhecida de praticamente todos os cidadãos brasileiros, mas ela acabou sendo substituída pela atual aposentadoria por tempo de contribuição.

Atualmente, o tempo de contribuição varia, sendo que para homens deve ser de 35 anos, enquanto que para mulheres deve ser de 30 anos, o que é considerado inconstitucional por algumas pessoas.

Aposentadoria especial

Este tipo de aposentadoria do INSS é concedido apenas para trabalhadores que tenham trabalhado claramente em situações de risco à saúde e prejudiciais à sua integridade física.

É necessário comprovar que houve exposição a agentes químicos ou biológicos que causem problemas à saúde, além de também ser necessário que se comprove que houve exposição a agentes físicos também.

Adicionar comentário