Menor de idade pode abrir conta no banco?


Às vezes necessitamos de uma conta no banco para filhos, sobrinhos, pessoas que ainda não tem idade suficiente para serem considerados independentes pelo Estado. Então como proceder nesses casos? O menor de idade não pode ter conta no banco? O responsável vai ter que criar duas contas no nome dele? Iremos sanar essas e outras dúvidas, aqui nesse artigo. Confira.

Conta para menor de idade

O indivíduo menor de idade pode sim, ter uma conta em qualquer banco. De acordo com as normas do Banco Central do Brasil, o jovem menor de 16 anos pode ser titular de conta bancária. Mas há algumas exigências para que essa conta possa ser criada.
Para criar uma conta em banco, o jovem menor de 16 anos de idade deve estar acompanhado de seus pais ou responsáveis, e serão eles os responsáveis pela movimentação e demais itens relacionados à conta. Já se o jovem tiver entre 16 e 18 anos de idade, os pais ou responsáveis também devem estar presentes, mas a movimentação poderá ser realizada pelo jovem, sem necessidade de autorização.

Importante

Um item básico e essencial que não pode ser esquecido na hora de ir ao banco criar uma conta para um menor de idade: CPF. Para que esse indivíduo possua uma conta bancária, ele precisa “existir” perante o Estado, ser um cidadão. Por esse motivo, o jovem deve possuir CPF regularizado no momento da abertura da conta.

Documentos necessários

Para abrir uma conta os documentos necessários geralmente são os mesmos em todos os bancos, sendo eles:

  • Documento de identificação que podem ser Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, Cédula de Identidade de Estrangeiro, dentre outros;
  • Inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de residência.

Recomendamos levar original e cópia de todos os documentos listados acima. Lembre-se que são os documentos tanto do jovem quanto dos responsáveis, ambos devem levar seus documentos.
Essas são as informações que você precisa saber para abrir uma conta para um menor de idade.

Qualquer dúvida, comente abaixo!

Adicionar comentário