IPTU DF 2015 Valores e data de vencimento


Se você tem um imóvel alugado ou próprio em área urbana do Distrito Federal  deve saber que igualmente em todos os estados do Brasil, existe um imposto sob todos aqueles que possuem algum tipo de imóvel. Chamado de IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano – esse imposto deve ser pago anualmente, e como 2015 já começou devemos prestar atenção no IPTU DF para 2015, nesse artigo vamos abordar as datas para pagamento e como consultar o valor online.

Datas de vencimento para o IPTU DF

Igualmente ao ano passado o IPTU pode ser pago em duas modalidades. Se você escolher pagar à vista/parcela única o governo concede um desconto de 5% sobre o valor total, mas caso você não escolha pagar a vista o valor não se alterará, você apenas perde o direito de ter o desconto. A outra modalidade é pagando com o carnê do IPTU que divide o imposto em 6 vezes. Veja abaixo as datas de vencimento conforme o último número do seu CI/DF:Data de vencimento para o IPTU DF 2015

Explicando a tabela acima, nela informa que todos os pagamentos iniciam no mês de maio e terminam no mês de outubro de 2015. Caso você tenha recebido o carnê enviado pelos Correios em sua residência, verá nele também os valores. Se por algum motivo não tenha recebido iremos mostrar como consultar o valor online.

Como Conseguir o CID DF/ Número do Imóvel cadastrado no DF

Antes de seguir para consultar o valor devido ao IPTU devemos antes nos atentar ao CID DF ou número do imóvel se preferir chamar assim. Esse número vem presente em todos os carnês do IPTU, incluindo os dos anos passados. Você pode estar pegando um deles e fazendo a consulta online no site da Fazenda para ver os valores de 2015, mas se você por algum motivo não tiver os carnês dos anos passados você também pode conseguir ligando no número 156 e escolhendo a opção 3. Para isso basta ter em mãos o endereço da residência que deseja consultar o CID além do CPF do dono do imóvel, mas se não tiver esses dados também é possível ir a uma agência NaHora ou posto de atendimento da Fazenda com algum documento que comprove seu vínculo com o imóvel. Exemplo: Contrato de aluguel, Procuração e afins. Além desse documento os seus dados pessoais também são requeridos.

Como consultar o IPTU DF 2015 Online

Ao entrar nesse site você deve ter o número de inscrição do imóvel, com ele basta apenas preencher os campos corretamente. Na parte de tributo você escolhe IPTU, mas também pode escolher para outros fins uma das opções:

  • IPTU/TLP – para gerar o IPTU junto com o TLP
  • TLP – Taxa de Limpeza Pública
  • CIP – cadastro de imposto parcial

Depois de escolher esse campo devemos escolher o ano, no caso é para 2015 e clicar em executar conforme imagem abaixo:

Consulta e pagamento do IPTU DF

No próximo campo vamos encontrar o valor exato a ser pago e o link para gerar o boleto, após gerar o boleto basta efetivar o pagamento em um banco conveniado. Se você não tiver o número de inscrição você pode acessar o site da Fazenda DF onde consta o valor devido de todas as quadras e como calcular. Até o exato momento da publicação desse artigo o governo não tinha liberado o link de 2015 mas você pode ver aqui  um PDF para o ano de 2014 e se alterar a URL para 2015 poderá ver se o governo já lançou o PDF atualizado.

Como calcular o IPTU DF em 2015

Se você não tiver acesso a nenhum dado para saber o valor que você deve pagar, vamos ensinar uma forma bem simples usado pelo governo para calcular o valor do IPTU 2015, a secretaria de Fazenda DF usa apenas uma simples multiplicação do valor venal do imóvel vezes a porcentagem da alíquota conforme imagem abaixo:

 

Como calcular o IPTU DF devido em 2015

O valor venal pode ser obtido através dos seguintes cálculos :

  • V = A . VR . I . P . TR
  • A – Areá de edificação
  • VR – Valor padrão unitário
  • I – Idade
  • P – Posição
  • TR – Tipologia residencial

Para obter todas as taxas de referência acesse o site da fazenda DF.

E você já calculou o seu IPTU DF? Achou fácil? Não deixe de comentar 😉

2 Comentários

  1. maria zilda 25 de maio de 2015
    • Danilo 25 de maio de 2015

Adicionar comentário