Escola técnica de brasília oferece cursos gratuitos


A Escola técnica de Brasília – ETB – vem trabalhando há anos em Brasília com o foco de oferecer cursos de qualidade na modalidade gratuita, oferecida pelo governo do Distrito Federal. A ETB oferece desde cursos básicos para a comunidade local até cursos técnicos Profissionalizantes nas modalidades Presencial e a distância veja abaixo uma relação de cursos oferecidos e como você pode estar ingressando em um deles.

ETB

Cursos Técnico Presencial da ETB

A ETB oferece atualmente 4 cursos técnicos presenciais, com duração de 2 anos (4 semestres), isso já incluindo o estágio obrigatório que faz parte da grade curricular dos cursos. Os cursos são oferecidos pela ETB de segunda a sexta nos três turnos disponíveis: Manhã, tarde e noite, podendo o aluno escolher o turno que pretende cursar. Veja a seguir os tipos de cursos e escolha o que melhor te atende:
Técnico em Informática
O técnico em informática após completar o curso na ETB estará apto a trabalhar no mais amplo mercado de informática, podendo atuar desde a área de suporte a hardware, suporte de redes, suporte elétrico até na produção de software podendo auxiliar um técnico de nível superior. Ao terminar o curso você estará habilitado para as seguintes funções: Auxiliar técnico em Informática (1º semestre), Assistente Técnico I em Informática (2º semestre), Assistente Técnico II em Informática (3º semestre) e Técnico em Informática (4º semestre + estagio). Neste link você pode encontrar a grade curricular completa do curso.
Técnico em Eletrotécnica
O técnico em Eletrotécnica pode atuar no mais amplo mercado de trabalho, atuando na manutenção e operação de máquinas e motores, podendo auxiliar um técnico de nível superior (Engenheiro Eletricista). Ao terminar este curso você terá as seguintes habilidades: Eletricista Predial (2º semestre), Eletricista Instalador e de Manutenção (3º semestre) e Técnico em Eletrotécnica (4º semestre + estágio). Neste link você encontra a grade curricular do curso.
Técnico em Eletrônica
Ao contrário do que se pensa o técnico de eletrônica não tem nada a ver com o eletrotécnica. O técnico em eletrônica atuará no suporte de componentes eletrônicos como fontes de computadores, este técnico também poderá criar projetos eletrônicos. Ao concluir o curso ele terá as seguintes habilidades: No primeiro semestre Aprendiz de Eletrônica, a partir do terceiro semestre Auxiliar Técnico de Equipamentos Eletrônicos e Assistente Técnico de Desenvolvimento e Projeto em Eletrônica e ao completar os 4 semestres mais estágio, Técnico em eletrônica. Neste link você confere a grade curricular.
Técnico em Telecomunicações
O Técnico em Telecomunicações vai poder atuar no suporte de linhas telefônicas e internet cabos de fibra ótica desde a manutenção até o cabeamento e reparo. Ao final do curso o aluno vai ser as seguintes habilitações: com 2 semestres Operador em Telecomunicações, a partir do terceiro semestre assistente Técnico de Manutenção em Telecomunicações e ao completar os quatro semestres mais estágio Assistente Técnico de Planejamento e Projeto em Telecomunicações. Neste link você encontra a grade curricular.

Cursos Básicos na ETB

A ETB oferece mais de 60 cursos de curta duração para fim de inicializar ou desenvolver a profissionalização do aluno, os cursos tem duração de 40 horas dividido em segunda a sexta feira, esta modalidade não tem como finalidade formar técnicos e sim complementar os conhecimentos já adquiridos. A Lista com todos os cursos podem ser encontrados nesta página da ETB.

Cursos a Distância da ETB

Ao contrário do que se pensam a modalidade a Distância (EAD) da Escola técnica de Brasília – ETB, não é completamente a distância uma vez que na grade curricular consta que 20% das aulas deverão ser presenciais, tornando o curso semi presencial, as aulas presenciais são aos sábados, e não é todos os sábados as datas são marcadas de acordo com o curso podendo ser sábado sim, sábado não. Uma vantagem dessa modalidade é para os profissionais que já trabalham e não podem estudar na modalidade comum de segunda a sexta tendo os sábados como única oportunidade. Nesta modalidade são oferecidos apenas dois cursos: Técnico em Informática e Técnico em Telecomunicações, as definições são as mesmas do que no curso presencial porém a grade curricular muda.
Técnico em Informática
Para acessar a grade curricular acesse este link
Técnico em Telecomunicações
Para acessar a grade curricular acesse este link

Para mais informações acesse o site da ETB etb.com.br

4 Comentários

  1. jesusmar Godoi da Anunciação 6 de novembro de 2014
    • Danilo 6 de novembro de 2014
  2. Marcos 15 de junho de 2017
    • Danilo 15 de junho de 2017

Adicionar comentário