Dicas para fazer uma boa prova de português


A primeira dica e ao mesmo tempo a mais importante é com certeza estudar. Para se fazer uma boa prova, seja ela de português, história, matemática ou qualquer outra matéria é necessário estudar. Não basta apenas aprender o conteúdo. Tem que colocá-lo em prática para que o conhecimento fixe na memória. Porém, como fazer isso?

Pensando nisso preparamos algumas dicas úteis  pra você.

aprendendo-a-aprender-gabriel-01

Como estudar para uma prova de português

  • Use a tecnologia ao seu favor:  Existem inúmeros sites e blogs que estão aí com uma enorme variedade de conteúdo sendo disponibilizados com o objetivo de ajudar. Visite-os. Mesmo que seja apenas para dar uma rápida conferida. Um dos lugares que tem um material bom é este site ao qual você poderá encontrar várias opções com o conteúdo de português do qual você quer estudar.
  • Assista vídeo-aulas dinâmicas: Muito se engana quem acredita que pra estudar português é apenas ler e escrever. Estudar português é mais uma forma de se expressar e assistir vídeo aulas faz isso ser mais fácil.
  • Atente-se ao português e as novas regras do acordo ortográfico: Quem aprendeu a ler e a escrever de acordo com as regras antigas são os que tem mais dificuldade com relação a elas, mas calma! Existem técnicas que podem te ajudar a aprender essas regrinhas mais rápido. Para saber das regras e técnicas [clique aqui]
  • Leia: Toda prova de português tem muita interpretação de texto, então como uma dica para se preparar para a prova, leia os textos e tente interpreta-los. Tente descobrir quem é o sujeito, aonde está o verbo e em qual tempo ele está conjugado. Estude sobre orações e até mesmo refaça o texto que leu de uma forma diferente. Por exemplo, se você leu uma matéria jornalística, tente contar a mesma história só que de uma forma diferente. Em forma de diálogo por exemplo ou em forma de poesia. Faça uma carta. Mude o tipo de narrador. Tudo isso ajuda na prova.
  • Fique por dentro das atualidades: Provas de português sempre tem diversos tipos de interpretação que podem variar desde a um simples texto até uma imagem de obra de arte ou uma charge por exemplo. Por isso não se esqueça das atualidades
  • Na dúvida, use sinônimos: Quem nunca sentiu aquela insegurança quanto a ortografia de uma palavra na hora da prova não sabe o que é sofrimento. Por isso use sinônimos. Procure palavras parecidas ou que deem o mesmo significado em sua frase. Por exemplo se você quer colocar o porquê de um assunto mas não sabe qual deles usar, substitua pela palavra “motivo”.

temos-muito-o-que-aprender

Informação nunca é demais

Faça simulados mas que correlacione o português com outras matérias. Mesmo você tendo que ter um conhecimento prévio sobre a matéria correlacionada, o seu português estará sendo testado. Por isso conhecimento nunca é demais. Tenha curiosidade e pergunte sempre que achar necessário.

Também existe as pegadinhas das quais você passa por elas com enorme facilidade se tiver um conhecimento sobre o assunto que está sendo abordado na interpretação de texto por exemplo. Desconfie sempre e analise com cuidado quando a questão está falando “Somente”, “todas”, “apenas”. Geralmente elas estão erradas mas não é a regra geral. Por isso prestem muita atenção. Uma prova de português é fácil. Pois todas as respostas estão na própria prova. Basta interpretá-la.

Adicionar comentário