Data de vencimento da CNH


Se você tem uma CNH – Carteira Nacional de Habilitação – seja ela em qualquer categoria – A, B, C, D, E entre outras – deve saber que sua Carteira tem validade, porém essa validade não é a mesma para todas as idades nem para todos os tipos de CNH. Nesse artigo vamos mostrar os 3 tipos de vencimento que a CHN pode ter e como você pode fazer para renová-la.

Categorias da CNH

Validade da CNH Provisória

cnh

CNH provisória como o nome sugere é a que você recebe antes da permanente e assim como as outras ela tem validade. Sua validade é de 12 meses – 1 ano – e para renovar você tem que esperar que a mesma complete exatamente 12 meses e só então  se dirigir a um posto do Detran mais próximo, ou, se preferir pode fazei isso através da internet. Se você for residente no DF pode ver aqui como solicitar sua CNH Definitiva no Detran DF. Mas independente do Detran em que você retirou sua CNH, depois de gerar o boleto para pagar as taxas para emissão da mesma você deve andar com o comprovante de pagamento junto da provisória. Isso porque até a Carteira definitiva chegar demora um pouco e o comprovante de pagamento junto da provisória vencida são os únicos documentos que te dão permissão para dirigir.

Validade da CNH para pessoas com menos de 65 anos

cnh-renovada

Agora se você já tem sua Carteira definitiva e tem menos de 65 anos completos sua CNH vai demorar um pouco para vencer, a mesma só deverá ser renovada de cinco em cinco anos, e depois da data de vencimento o condutor ainda conta com um prazo de 30 dias para poder conduzir veículos com a Carteira vencida, após o término do prazo, apenas renovando a habilitação ele vai poder conduzir veículos. Para essa renovação é bom verificar se o condutor já fez o teste de direção defensiva caso contrário será obrigado a fazer.

CNH para pessoas com mais de 65 anos

CNH-categorias

Agora se o condutor tem 65 anos completos ou mais o Detran aumenta um pouco a frequência da renovação, caindo de 5 em 5 anos para de 3 em 3 anos, e passa a aplicar testes mais rigorosos, não para evitar que idosos tenham seus veículos e dirijam livremente por aí, mas para evitar que pessoas que podem oferecer risco a si mesmo ou ao trânsito como um todo saiam com um carro pelas ruas.

A Renovação da Carteira Nacional de Habilitação é importante, garante a segurança do motorista e de todo o trânsito, previne acidentes e melhora o fluxo do trânsito que atualmente está muito pesado. Uma alternativa que a Equipe Dicas Úteis apóia é trocar os carros por bicicletas (sempre que possível) ou por veículos que não poluam tanto o ar.

 

Alguma dúvida ou observação? Comente! 😉

Adicionar comentário