Contracheque no Portal do Servidor PA


O Pará é um importante estado brasileiro, localizado na região norte e com aproximadamente oito milhões de habitantes. Em área total, o Pará só perde para o Amazonas, porém boa parte desta imensidão não é urbanizada, algo que requer uma boa administração para o funcionamento.

Como em todos os estados do Brasil, o serviço estatal é de grande importância e com toda certeza é uma das maiores categorias gerais do estado, necessitando assim de um espaço para maior organização e sistematização dos serviços, surgindo então (como nos outros estados) o Portal do Servidor, website com as principais informações de interesse dos funcionários públicos.

O Portal do Servidor PA é muito bem organizado, tendo em vista que cada estado é responsável pela organização do seu portal destinado aos seus servidores, portanto pode-se viabilizar com prioridade as questões mais emergentes. Como de costume nos portais destinados aos servidores, estão disponíveis as informações de contracheque, como emissão e validação do mesmo.

Portal do Servidor PA: Funcionalidade!

portal do servidor pa

Uma das palavras que pode muito bem definir o Portal do Servidor PA é a funcionalidade, pois neste sistema, assim como em outros como o Portal do Servidor PE, o servidor público pode estar atento em muitos aspectos. Uma das funcionalidades mais procuradas é a de emissão de contracheque, que exploraremos individualmente logo abaixo.

Primeiramente uma apresentação geral do Portal do Servidor PA, que logo em sua primeira visualização de página é possível escolher entre muitas opções, como serviços, FAQ, RH, notícias e ainda opções de capacitação e calendário.

Na opção de calendário é possível conferir todos os eventos que envolvam o funcionalismo público. Na aba da capacitação, estão disponíveis vagas que visam melhorar a aptidão profissional dos funcionários, como por exemplo cursos de informática, muito necessários para uma atualização de funcionários mais antigos (principalmente), que muitas vezes não tiveram a oportunidade de estudar métodos informatizados.

Emissão do Contracheque

Portal do Servidor PA - contracheque

Para o contracheque, o servidor deve acessar a página de emissão do contracheque, visualizando uma área para login, em que devem constar matrícula SEAD e senha. Também é possível realizar um cadastro na mesma página, clicando em “Clique aqui para se cadastrar”.

Para quem deseja realizar um cadastro, o mais importante é ter o número da matrícula, pois além disso são apenas dados pessoais que serão exigidos.

O contracheque nada mais é que um comprovante de pagamento, algo que mostra a data da emissão do valor. Tendo em vista a importância desta comprovação, informações sobre a emissão ou não do contracheque estão disponíveis após login.

Para a validação do Contracheque um cadastro relativamente grande é necessário, em que são exigidas informações como matrícula, referência, valor brutos e com desconto, datas e horas de emissão e ainda o código de controle, tudo isso para garantir a seriedade e transparência do serviço.

Além desta área muito importante, também é interessante o conhecimento da aba de Direitos e Vantagens, em que são expostas algumas das principais dúvidas dos servidores públicos, como licenças, férias, auxílios e tudo mais que faz parte dos direitos trabalhistas do funcionário estatal.

 

Alguma dúvida? Comente! 😉

Adicionar comentário