Consultar IPVA DF 2015: Valores e data de pagamento


O ano já começou e com ele a responsabilidade de todos que tenham um veículo automotor: pagar o IPVA de 2015. Você já sabe como pagar? O que é preciso? Pois bem, nesse artigo vamos ensinar o passo a passo para você fazer a consulta online do seu IPVA e quando você terá que pagar. Para você que tem seu veículo registrado no DF, antes de verificar tabela de valores e data de pagamento, você vai precisar do Renavam do veículo. Com esses dados em mãos podemos continuar com o tutorial:

Data de vencimento do IPVA DF 2015 para carros usados

Igualmente aos anos anteriores a data de vencimento do IPVA DF varia conforme a terminação da placa do veículo, seja ele de qualquer tipo ou tamanho, abaixo deixaremos uma tabela com todas as datas:

Resumindo o que está escrito logo acima, se você deseja pagar em cota/parcela única – o que lhe dá desconto de 5% no valor total do IPVA – você terá até março para fazer o pagamento, já se você preferir parcelar em no mínimo/máximo 3x você pagará o valor normal do IPVA DF 2015 e a última parcela ficará para o mês de maio. Agora que já sabemos as datas de pagamentos, devemos saber o valor a se pagar. Vale destacar que a tabela acima ilustrada é valida somente para veículos usados, para veículos novos ou importados a tabela é diferente e será mostrada a seguir.

Data de vencimento do IPVA DF 2015 para veículos novos ou importados

Para veículos  novos nacionais ou importados comprados entre os dias 1 de janeiro de 2015 até o dia 31 de dezembro de 2015, estão esses isentos do imposto. Desde que os mesmos atendam aos requisitos previstos em lei, para os demais carros que não são assegurados pela lei  devem prestar atenção à seguinte ordem para pagamento:

  • O IPVA deve ser pago após 30 dias do efetivo cadastro fiscal junto a Fazenda DF – SEF/DF, IPVA esse pode ser cobrado em até 3 parcelas/cotas desde que adquirido antes de outubro. Para veículos adquiridos em outubro o IPVA poderá ser dividido em apenas 2 parcelas e para os veículos adquiridos nos meses de novembro e dezembro o IPVA será cobrado em parcela única – que lhe dá desconto de 5% no valor total do IPVA.

Caso tenha alguma dúvida sobre a forma de pagamento para veículos novos, não deixe de comentar.

Consultar valores do IPVA DF 2015 Online

Com o Renavam – que se encontra no documento CRLV conforme imagem abaixo – pode-se consultar o valor que vai se pagar.

 

Vale destacar que o Renavam é um número que contém 11 dígitos apenas e só com ele podemos acessar o valor a ser pago de IPVA, com esse número podemos acessar o site da Fazenda DF nesse link e conforme a imagem abaixo fazer a consulta:

emissao_ipva_df_2015

 

 

Gerando o Boleto do IPVA

Agora na página do IPVA DF, podemos ver informações como Nome ou Razão Social, número da placa e afins e mais embaixo encontramos a opção de gerar Boleto conforme ilustramos abaixo:

boleto_ipva_DF_2

 

Para gerar o boleto basta apenas clicar no botão vermelho conforme acima indicado. Na próxima página já será exibido o boleto, que até a data de vencimento pode ser pago em qualquer banco conveniado. Veja abaixo a lista de bancos que aceitam o pagamento:

Para pagamento com a DAR (Documento de Arrecadação) apenas nos bancos abaixo poderá ser feito o pagamento:

  • HSBC
  • Caixa e lotéricas
  • Santander
  • Banco do Brasil
  • BRB
  • Itaú
  • Citibank
  • Bradesco

Para todos os bancos listados acima o pagamento poderá ser feito online, nas agências, caixa eletrônico ou conveniados.

 

Vale ressaltar que o atraso desse pagamento acarretará em cobranças de juros e multas além de uma possível intervenção policial em caso de fiscalização.

Qual o tempo médio para dar baixa no IPVA 2015

IPVA_df

Por se tratar de um sistema bancário automático a baixa do sistema se dá após 24 horas úteis contando a partir da data de pagamento, porém após o pagamento é recomendado que o condutor do veículo mantenha próximo do veículo o comprovante de pagamento para fins de comprovação.

O que fazer se pagar a mesma parcela duas vezes?

Um erro não muito comum mas fácil de resolver, caso você tenha efetuado por engano o pagamento duas vezes de uma mesma parcela não se assuste, pois o pagamento repetido poderá e servirá para cobrir o pagamento da outra parcela e caso a parcela paga duas vezes seja a última, você pode entrar em contato com o número 156 na opção 3 e pedir o reembolso do valor excedente pago. Ou se preferir se dirigir a uma agência da Fazenda DF com o comprovante de pagamento da parcela duplicada, além dos dados pessoais e uma conta para depósito da diferença.

E você já gerou o seu? Pretende pagar em uma só parcela ou em 3? Não deixe de comentar 😉

Adicionar comentário