Como tirar o contracheque pelo Portal do servidor RJ


O Rio de Janeiro é um dos estados mais importantes do Brasil tendo um dos maiores IDHs do país. Sendo também um dos com o maior número de habitantes, cerca de 6,5 milhões de pessoas, viu-se desde cedo a necessidade de uma boa administração estatal.

Uma das ideias foi a de criar um site exclusivo para os servidores públicos do estado. O trabalho dos servidores é de suma importância para o funcionamento de qualquer região até porque em muitas vezes o serviço é uma ponte entre o governo e a população. Pensando no bem estar desse trabalhador, surgiu o “Portal do Servidor”.

Como em outros estados, no Portal do Servidor RJ várias opções estão disponíveis para o trabalhador. O visitante consegue ver tudo que necessita sem precisar de muito esforço devido a grande organização do site. Informações como emissão e validação do contracheque, entrar em contato com a ouvidoria, clubes de desconto, calendários, notícias etc.

Como é o Portal do Servidor RJ?

Com um visual limpo e organizado, o servidor pode passear pela home com tranquilidade. Aqui encontramos no topo um menu com seis opções: Principal, Clube de Descontos, Classificados, Ouvidoria, Contracheques e Previ-Rio.

Antes de vê-las mais a fundo, observa-se que na Home temos algumas das notícias principais. Há um grande painel com algumas delas e mais três com imagens abaixo. Quase no final do site, temos outras três formando uma lista vertical.

No final do site, vê-se o calendário dos pagamentos para o ano de 2015. Tanto para funcionários ativos quanto inativos. Também há o Disque-servidor com o seu número e horário de funcionamento. Esse é um serviço de atendimento exclusivo para os servidores públicos do Rio de Janeiro.

No rodapé pode-se ver, além do endereço da prefeitura, outras informações. Por exemplo, o mapa do site, a área de imprensa ou até mesmo informações referentes a deficientes para terem melhor acesso ao site.

No menu falado anteriormente, pode-se ver o Grupo de Descontos que é uma lista com bens e serviços onde o servidor público do Rio tem algum tipo de desconto. Nos Classificados é possível vender e comprar algo. Como o normal, famoso e já conhecido, mas com a diferença primordial: é entre os servidores.

É possível também acessar a ouvidoria para fazer qualquer tipo de reclamação. Outro serviço importante disponível no site é o Previ-Rio. Lá, pode-se consultar as informações referentes a qualquer benefício concedido pelo estado ao servidor. Clicando em alguma das opções, todo o necessário é mostrado em outra página.

Emissão do Contracheque

Um dos serviços mais procurados é o da emissão de contracheque. Para conseguir isso também é muito simples. Basta passar o mouse sobre “Contracheque” no menu citado e escolher a opção desejada (contracheque direto ou indireto).

Será aberta uma página e lá é necessário digitar o ID funcional , a senha – que é a mesma do informe de rendimentos – e um código de segurança. Feito isso, o contracheque surgirá na tela com todas as informações, mas caso seja o primeiro acesso é preciso fazer um cadastro, além de ter o ID Funcional.

 

Alguma dúvida? Comente!

Adicionar comentário