Como tirar 1ª Habilitação no Detran RJ


A Carteira Nacional de Habilitação é um documento pessoal que serve para provar que o cidadão que a possui está apto para conduzir veículos, e que é permitido para jovens a partir dos 18 anos de idade. Existem categorias certas para cada tipo de veículo, sendo que são necessárias habilitações diferentes para cada uma. [Veja aqui os tipos de categorias existentes]

Neste artigo será explicado o processo para retirar a Primeira habilitação no Rio de Janeiro.

habilitação

Requisitos

Quem quer ter sua 1ª habilitação deve atender a alguns requisitos básicos:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Saber ler e escrever;
  • Ter Carteira de Identidade (ou equivalente);
  • Ter CPF próprio.

Documentos

Se você atende aos requisitos citados acima, veja quais os documentos que você vai precisar (todos os documentos devem ser levados original e cópia, com exceção do DUDA):

  • Documento de identificação (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação…)
  • CPF
  • Comprovante de residência, se não, é possível fazer uma Declaração de Residência, disponível neste Link;
  • Original do DUDA (Documento Único do Detran de Arrecadação) pago.

Quais os exames que irei fazer?

Para ter certeza que a pessoa está em condições de conduzir algum tipo de veículo, são necessários alguns exames para realmente analisar e testar o candidato. Segue a lista de exames necessários:

  • Exame médico e psicológico: vai avaliar as condições físicas, mentais e oftalmológicas do candidato;
  • Exame teórico: põe à prova os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, num total de 30 questões e tem caráter eliminatório;
  • Exame de direção veicular: o momento em que o candidato mostra suas habilidades no veículo da categoria que ele escolheu, também de caráter eliminatório.

Procedimentos necessários

Segue os procedimentos a serem tomados para a retirada da Carteira, esses procedimentos são válidos para o Rio, Grande Rio e interior:

Primeiro paga-se as taxas de serviço. Depois é feito o agendamento da entrega dos documentos em um dos postos, pode ser feito no Portal do Detran RJ, ou ainda pela Central de Atendimento pelo número 0800 020 4041 – só é gratuito para o interior). Outros números: 3460 4040, 3460 4041, 3460 4042 de segunda a sexta, das 6h às 24h e aos sábados das 8h às 18h. Em seguida é só comparecer ao posto no dia que foi marcado.

No posto a pessoa vai receber o nome da clínica localizada onde a pessoa mora, além de todas as informações necessárias a ela. Há a opção de ser numa clínica localizada onde a pessoa trabalha, mas para isso ela tem de apresentar no posto a Carteira de Trabalho, contracheque (com o endereço do serviço) e declaração do empregador (ou equivalente).

O próximo passo é matricular-se em uma CFC: Centro de Formação de Condutores, a famosa “autoescola”. Lá vão ser ministradas as aulas teóricas e ao fim será feito um simulado teórico. Se a pessoa passar, poderá partir para as aulas práticas e em seguida fazer a prova final ao volante.

Aprovado em todos os exames e depois de todos os prazos necessários, o cidadão já pode se dirigir ao posto em que deu entrada em todo esse processo e retirar a sua habilitação.

 

E então, alguma dúvida? Comente! 😉

Adicionar comentário