Como solicitar 2º via do contracheque no Portal do Servidor MA


A vontade de ser servidor público é comum a muitas pessoas no Brasil. Isso por causa da estabilidade proporcionada pelo emprego além de salários mais altos se comparados a outros tipos de trabalhos do serviço privado. No entanto, obviamente, com grandes lucros, grandes responsabilidades vem a tona.

O servidor público não deve cometer nenhum tipo de improbidade administrativa além de seguir as regras estatais à risca. Porém, no geral ainda vale a pena optar por esse tipo de emprego. Até porque os estados buscam cada vez mais a proximidade com os seus trabalhadores, motivando-os, dando ouvidos as sua reclamações, oferecendo melhores condições etc. No Maranhão não é diferente e por isso foi criado o Portal do Servidor MA.

Com cerca de 7 milhões de habitantes, o Maranhão é um importante estado brasileiro com uma enorme cultura assim como a sua extensão territorial. Pensando em servir bem aqueles que servem aos cidadãos, o Portal do Servidor MA funciona como uma ponte entre o servidor e o estado. Aqui iremos explicar um pouco sobre esse site.

 

Como é o Portal do Servidor MA?

portal do servidor ma

Como em outros estados (conheça os portais de estados como PA, RJ, e PE) no Portal do Servidor MA muitas opções são disponibilizadas para o trabalhador. É possível que o visitante veja todo o necessário sem precisar de muito esforço por causa da grande organização do site. Informações como emissão e validação do contracheque, acesso a sistemas, notícias, ouvidoria, links úteis etc.

Com um visual limpo e organizado, qualquer servidor pode passear pela Home com facilidade. Aqui pode-se encontrar ao lado esquerdo todas as notícias relevantes ao empregado. No meio, pode-se ver informações importantíssimas como o contracheque – que falaremos depois – e um “acesse também” com validações de documentos, identidade funcional etc. O calendário também está disponível ali.

Algumas dessas opções, como o calendário e notícias podem ser vistas no menu principal que aparece na parte de cima da página. No menu “serviços” também pode ser encontrada a opção do contracheque além de outras como declaração de rendimento, recadastramento, ouvidoria etc.

 

Emissão do Contracheque

Para os servidores do Maranhão, o processo de emissão do contracheque é muito simples bastando seguir alguns passos. O primeiro deles é entrar no Portal do Servidor MA e achar a opção “Contracheque” que fica logo no início do site. Ali você deve digitar o seu CPF e senha além de clicar no botão “Entrar”.

Caso o servidor ainda não tenha a senha, ou a perdeu, será preciso cadastrar uma nova. Mas esse cadastro também é fácil, basta ir até o fim do site e abaixo de “Acesso rápido” há uma imagem onde está escrito “Solicite sua senha para o portal do servidor”. Clique ali, cadastre-se, volte à pagina inicial e faça todo o processo descrito no parágrafo anterior.

Finalizadas essas etapas, o acesso ao sistema está liberado e pode-se emitir ou imprimir o contracheque exposto na tela. Caso haja alguma dúvida, é possível entrar em contato com a prefeitura pelas informações encontradas no rodapé da página. Lá encontra-se o endereço, além de três telefones da SEGEP.

 

Alguma dúvida? Comente! 😉

Adicionar comentário