Como solicitar a 2ª via de Certificado do Serviço Militar


Documento Militar é um dos documentos mais importantes na vida de um homem, com ele pode-se provar que ele se alistou nas forças armadas brasileira, além disso é de suma importância apresentá-lo quando for ingressar na faculdade ou em um trabalho sendo ele em empresa pública ou privada. Como um documento importante é de extrema importância deixa-lo em um local seguro para não estragá-lo ou perdê-lo, porém muitas vezes perdemos, e quando se perde um documento devemos solicitar a segunda via o mais rápido possível, e neste tutorial vamos ensinar a Como solicitar a 2ª via de Certificado do Serviço Militar ou reservista.

militar

Onde e como Solicitar a segunda via do documento Militar

Ao contrário de alguns documentos oficiais, o documento Militar não é possível solicitar sua 2ª via (segunda via) pela internet, para solicitar você deve locomover-se até a junta Militar onde você fez o alistamento Militar. Caso você não esteja morando na mesma cidade ou estado aonde você fez o alistamento o processo vai ser um pouco maior e demorado. Não existe outras formas se não pela junta Militar para se conseguir a segunda via do documento.
Para achar a junta Militar mais próxima de sua residência use o seguinte padrão para pesquisar em algum motor de busca. “Junta Militar + Município” em alguns casos é preciso adicionar a cidade + estado, exemplo: “Junta Militar São Paulo SP”.

Melhor dia para Solicitar a segunda via do documento Militar

O horário e dia de funcionamento pode variar de município para município porém a maioria começa a atender de segunda feira até sexta-feira das 8 horas da manhã até as 17 horas. Porém é recomendado sempre ligar antes para confirmar se no dia ele está em funcionamento, se você não tem pressa em solicitar a segunda via do documento e não deseja pegar filas é recomendado que não vá nos meses de janeiro até Abril, data em que ocorre o Alistamento Militar.

Quais documentos necessários para Solicitar a segunda via do Documento Militar

Se você for tirar a segunda via do documento Militar na Junta Militar aonde você fez o alistamento basta levar os seguintes documentos:

  • Identidade original
  • Uma foto 3×4

Levando esses documentos basta solicitar a segunda via do documento Militar na Junta Militar.
Já se você vai solicitar o documento em uma junta Militar que não a que você fez o alistamento deve-se levar os seguintes documentos:

  • Identidade Original e cópia
  • Duas fotos 3×4
  • Comprovante de residência

Taxas para solicitar a segunda via do documento Militar

Quando você vai solicitar a segunda via do documento Militar você tem que pagar algumas taxas que juntas não passam R$12 reais, tais taxas podem sofrer algum tipo de variação de acordo com o município porém nada que passe o padrão. Isso se você for solicitar na junta Militar aonde você se alistou se você solicitar de outro município ou estado, também precisará pagar as despesas com o correio. As taxas são emitidas em forma de uma GRU que deve ser paga nas lotéricas ou na caixa econômica federal e dependendo do município no Banco do Brasil, fora esses bancos não podem ser pago nos demais.

Prazos para emissão da segunda via do Documento Militar

Quando você entregar todos os documentos e pagar todas as taxas você receberá um protocolo e um prazo de até 30 dias para que o certificado possa ser retirado na junta Militar, não existe um prazo mínimo e muitas vezes nem máximo podendo demorar mais de 30 dias para que o documento esteja disponível na junta Militar, sendo dessa forma muito recomendado que você ligue ou vá até lá quando depois de ter passado 15 dias se não estiver lá faça contato novamente depois de 30 dias. Cuidado se o Documento Militar ficar 30 dicas corridos na junta Militar, isto é depois que ele foi emitido, ele será incinerado, dessa forma sendo necessário refazer a solicitação caso extrapole o prazo.

12 Comentários

  1. naga 19 de novembro de 2014
    • Danilo 19 de novembro de 2014
  2. Luciano Marques do Nascimento 23 de janeiro de 2016
    • Danilo 27 de janeiro de 2016
  3. Flavia Santana Rodrigues Rodrigues 13 de setembro de 2016
    • Danilo 13 de setembro de 2016
  4. Michael Ramos Macedo 23 de setembro de 2016
    • Danilo 4 de outubro de 2016
  5. max 18 de novembro de 2016
  6. Marco Aurelio de Oliveira Sanntos 20 de dezembro de 2016
  7. Gildene de oliveira murakami 1 de fevereiro de 2017
  8. luiz 2 de fevereiro de 2017

Adicionar comentário