Como se inscrever pro Nota Legal DF 2016


Está pensando em se cadastrar no site do Nota Legal, para acompanhar quantos reais você já tem? Ou para inserir os dados do IPTU/IPVA para abatimento dos tributos ou até mesmo inserir uma conta bancária para receber o dinheiro? Isso caso você não tenha que pagar IPTU ou IPVA, se está neste artigo iremos ensinar justamente isso, mas antes devo informar que caso tenha alguma dúvida sobre o Programa Nota legal DF, é recomendada esta leitura: [Clique Aqui]

Documentos necessários para Cadastro

Aqui vamos listar toda documentação que você deve ter acesso para conseguir completar o cadastro no site, a documentação para Pessoa Física é bem semelhante a Pessoa Jurídica, colocaremos ao lado de cada item se ele é para PF ou PJ:

  • CPF (PF)
  • CNPJ (PJ)
  • Nome (PF,PJ)
  • E-MAIL (PF,PJ)
  • Data de Nascimento (PF)
  • Data de Abertura (PJ)
  • Nome da mãe (PF)
  • Titulo de eleitor (PF)
  • Endereço (PF,PJ)

Com esses dados agora é necessário acessar o site Nota Legal DF e logo em seguida clicar em cadastro, ou se preferir clicar neste link. Você deve encontrar uma tela bem semelhante a esta:

Cadastro no site nota Legal DF
Depois de cadastrado você deve acessar o link para obter mais informações como descreveremos a seguir.

Como consultar o Saldo

Se você deseja verificar o saldo em sua conta basta acessar este link ou  acessar o site do nota legal, fazer login e logo em seguida acessar “saldo” que fica dentro do menu “conta corrente”.

Nessa tela você deve encontrar pelo menos dois campos: o saldo atual, ou seja, o saldo que já foi creditado a pelo menos 30 dias e o saldo a creditar, aquele que ainda está em fase de verificação ou seja com menos de 30 dias. Também é possível que compras com menos de 30 dias nem chegue a aparecer no sistema. Isso é totalmente normal.

Como consultar o Extrato

O extrato é bem semelhante ao saldo e pode ser acessado da mesma forma, a única diferença é que nele você tem a vantagem de escolher os períodos que deseja acessar, por exemplo, você pode escolher se deseja ver o extrato de janeiro a fevereiro. Uma ressalva que fazemos é que o sistema só permite a consulta de no máximo 6 meses de diferença ou seja você não pode consultar o extrato entre janeiro e dezembro.

Consulta por documentos fiscais

Esse é um dos melhores métodos para saber se aquela empresa que você fez a compra realmente contabilizou sua compra no Nota Legal. Para isso você pode ou informar o período em que fez a compra com pelo menos 30 dias de diferença ou se ainda tiver o documento fiscal basta informar o CNPJ que consta no documento. Para acessar esta opção basta ir em “Documentos Fiscais”.

Cartão Nota Legal

Sempre que comprar algo falar o seu CPF/CNPJ pode acabar sendo uma tarefa chata e pensando nisso, o governo do DF liberou no site nota legal uma ferramenta que permite você imprimir um cartão com o seu CPF e nome, assim fica mais fácil para quando ter que informar seus dados.

bg_cartao

Este é o modelo usado no sistema do governo, você pode imprimir e preencher os seus dados ou acessar o site do nota legal fazer login e imprimir o seu cartão personalizado.

Caso opte por usar nossa versão basta clicar na imagem para ter algo maior.

Erro Server Error in ‘/’ Application

Ao fazer qualquer coisa no site nota legal, já fique avisado que o erro citado logo acima é bem comum e não precisa se preocupar, quando encontrar com ele, basta apenas recarregar a página. Até o momento do artigo o erro ainda se fazia bastante comum.

Sobrou alguma dúvida? Não deixe de comentar 🙂

Adicionar comentário