Como se inscrever para o Fies 2015


Atualmente, no Brasil existem dois tipos de ensino superior, o primeiro é universidades públicas, que por vários fatores  desde greves até estrutura não conservada acaba que não é uma opção, já a segunda opção é universidades privadas que apesar de serem boas (maioria dos casos) tem um valor alto em suas mensalidades. O que fazer nesse caso? Desistir do ensino superior? Não, com o Fies você pode financiar sua faculdade em até 100% do valor da mensalidade. (para saber mais sobre o Fies 2015 e quais os requisitos para usar-lo clique aqui)

Documentos necessários para se inscrever no Fies 2015

Se você pretende usar o FIES para financiar sua faculdade é extremamente importante observar os documentos necessários para completar, são muitos documentos todos tendo que ter cópia e original.

Quando estiver fazendo sua inscrição será solicitado a você documentos pessoais tais como CPF, RG e comprovante de endereço, então já é recomendado que tire cópia desses documentos. Caso você adicione familiares como parte de sua família, elas vão dividir o valor da renda bruta (veja mais abaixo como isso é importante). Também será necessário ter o original e cópia de: CPF, RG, Carteira de trabalho, e comprovante de renda caso a mesma tenha, a carteira de trabalho é obrigatório mesmo que a pessoa não tenha um trabalho remunerado. Os mesmos documentos são solicitados do seu financiador.

No final de todo o processo de inscrição será emitido um contrato e o mesmo deve ser impresso (veja abaixo o que fazer com ele).

Fazendo a inscrição no Fies 2015

Agora que já sabemos que devemos ter cópia de tudo para não ter problemas na hora de fazer a inscrição no FIES, vamos de fato começar a fazer:

Dados cadastrais

Caso você nunca tenha acessado o fies e criado sua conta, por esse link é possível, nele será solicitado dados como CPF senha e email.

Agora com sua conta já validada podemos acessar esse link

Obs:  é nessa parte que o aluno escolhe se deseja financiar o segundo semestre de 2014 ou se é o primeiro semestre de 2015. Quando você estiver fazendo seu cadastro e não aparecer a opção primeiro semestre de 2015 não faça sua inscrição, pois ai você estará financiado como um aluno já matriculado, Para financiar o primeiro semestre de 2015 os Candidatos deveram acessar o portal depois do dia 23 de Fevereiro até o dia 30 de abril.

Já logado na página você terá que informar dados básicos como CPF – dados esses que não vou comentar aqui, farei isso apenas com os dados que você deve prestar atenção – também será necessário:

A Renda Familiar Bruta: ou seja se mais de uma pessoa trabalha em sua casa (e assim ganha dinheiro) é necessário pegar em seu contra-cheque o valor estipulado como salário bruto, (ou seja o valor do salário sem os descontos). Caso informe um valor diferente do salário bruto o banco ou a própria faculdade pode negar seu pedido devido a divergência de dados.

Renda pessoal mensal bruta: Esse campo segue a mesma lógica do anterior porém se você não estiver trabalhando ou não receber nenhum tipo de pensão pode deixar o campo em branco.

Grupo Familiar

Esse é o ponto que vai determinar se o Fies vai liberar um financiamento de 100% ou se vai liberar o mínimo de 50%. Quanto mais pessoas morarem em sua casa (e não tiverem renda ou tiver uma renda mínima) maior vai ser o seu compreendimento financeiro e maior será o valor que será financiado. Vale ressaltar que essa é a logica não podemos agir de má fé, afinal é seu futuro que está em jogo. Nesse campo é permitido adicionar apenas familiares próximos e no site ele mostra a relação. Desses parentes que moram com você são solicitados:

  • CPF
  • Data de nascimento
  • Grau de parentesco (esse é a lista disponível no site).

Faculdade e curso desejado

Escolhendo sua Universidade e curso

Nessa etapa vamos selecionar a faculdade que queremos ingressar (vale lembrar que nesse ponto você já deve ter a inscrição pelo menos iniciada na faculdade) pois é necessário número de matrícula, caso seja necessário pagar a matrícula o estudante terá que fazer, mesmo se for aceito pelo FIES – isso porque em algumas instituições só consegue o número de matrícula mediante pagamento, porém o valor é devolvido se o aluno passar pelo FIES.

Caso você estiver entrando na faculdade em 2015, no campo “semestre” deixe como 1.

Simulação do Financiamento pelo Fies

Simulado o Financiamento do Fies

Seguindo a imagem acima o estudante pode ter uma noção de quantos porcento ele poderá financiar, caso o valor não seja de seu agrado você pode adicionar ou remover parentes de sua lista familiar.

Escolhendo um Banco

Agora podemos falar que o processo já está por si completo, nessa etapa vamos apenas escolher uma agência próxima a sua residência, o sistema não impede que você escolha qualquer agência mas vale ressaltar que as agência por si só negam pedidos feito longe de sua residência.

Fiadores

Fiadores, pode ser qualquer pessoa com renda superior ao valor normal da mensalidade de seu curso, e a pessoa não precisa ser parente direto ou indireto bastando ter apenas que comprovar a renda e ter nome limpo.

Confirmando

Agora terminamos a primeira etapa, com o contrato que o sistema emite devemos levar à faculdade junto com todos os documentos citados nesse artigo, (original e cópia) para que eles possam autenticar os documentos e ver se está tudo certo. Só aí você será encaminhado à agência para assinar o contrato. No dia que for na agência é de total importância a presença dos fiadores, antes disso o estudante se maior de idade pode fazer tudo só.

Agora que já fizemos todo esse processo o que achou? Gostou de nosso tutorial? Se tiver qualquer dúvida não deixe de comentar 😉

8 Comentários

  1. felipe junior 25 de abril de 2015
    • Danilo 26 de abril de 2015
  2. Raniere 15 de junho de 2015
    • Danilo 25 de junho de 2015
  3. Anny 4 de julho de 2015
    • Danilo 14 de julho de 2015
  4. Barbara 16 de dezembro de 2015
    • Danilo 22 de dezembro de 2015

Adicionar comentário