Como retirar o visto americano


VISA

Neste artigo vamos falar sobre o visto americano que geralmente é o mais procurado pelas pessoas. Desde abril de 2012 a Missão Diplomática dos Estados Unidos mudou o processo de solicitação do visto aqui no Brasil.  Veja nesse link o relato de uma pessoa que passou por todo o processo para retirada do visto e neste link você encontra algumas dúvidas que podem surgir, cada dúvida respondida. Acompanhe aqui o passo-a-passo que preparamos para você:

Visto Americano

1º: Preencher o formulário DS-160, que deve ser preenchido em inglês e com as informações mais precisas e atualizadas possíveis, pois qualquer incompatibilidade de informações pode fazer o processo começar todo de novo. O formulário está disponível neste site. Esse formulário está em inglês mas existe um mecanismo que traduz as perguntas, para facilitar o entendimento. Recomenda-se que o procedimento seja salvo para que caso a página expire não seja necessário começar o preenchimento novamente.

2º: A taxa de solicitação é US$ 160 para vistos de visitantes que não exigem petição. Aqui neste link estão todas as informações sobre as taxas. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito através do site, por telefone, em dinheiro em qualquer agência do Citibank ou boleto bancário. O novo sistema unificou essa taxa, então não é mais cobrado o agendamento ou o envio do passaporte.

3º: Depois de aguardar 2 dias úteis para a confirmação do pagamento, com o “seu número” e o recibo do pagamento da taxa (MRV) é a hora de agendar a entrevista. Há duas opções para agendamento: pelo site (é necessário se cadastrar incluindo seus dados pessoais e a forma de entrega do passaporte) ou pelo Call Center. Quando for solicitar tenha consigo o número do passaporte. O tempo de espera varia de acordo com o local escolhido. De posse do “nosso número” é hora de agendar a entrevista no consulado e em seguida a data para a coleta de dados que são fotos e impressões digitais, tudo isso nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto USA (CASV).

4º: Levando o passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160, vá a um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para a coleta dos dados biométricos. Pessoas com mais de 66 anos ou até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais. Nesses casos deve-se entregar uma foto 5×7 e a página da confirmação do DS-160 no Centro. Veja aqui os endereços dos centros de atendimento, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Brasília.

5º: Hora da entrevista na embaixada ou em um dos consulados. Deverão ser apresentados passaporte válido e página de confirmação com o código de barras do DS-160. Menores de 16 anos ou com mais de 65 anos são dispensados da entrevista. Saiba mais aqui. Na entrevista mantenha a calma e fale sempre a verdade, confirmando os dados do formulário, pode ficar tranquilo, a chance de negarem seu visto são bem pequenas. 

6º: Enfim, você tem muitas chances de ser aprovado caso siga corretamente os passos! Você receberá o passaporte com o visto americano em sua casa ou no CASV pré-escolhido, conforme opção adotada na hora do agendamento da entrevista. A entrega também é feita pela transportadora e a entrega costuma ser rápida.

 

Dúvidas?

Consulte os números das centrais telefônicas aqui. Há a opção de usar o Skype buscando pelo usuário USVISABRAZIL. E também há a página de perguntas frequentes.

 

O que achou de nosso artigo? Comente! 😉

 

Adicionar comentário