Como gerar o contracheque pelo portal do servidor MG


Quando o assunto é o recebimento de salário, qualquer trabalhador tem total interesse, principalmente em alguns assuntos que não ficam muito claros no dia a dia. Um dos fatores que poucos tem conhecimento é que o termo contracheque é derivado da palavra holerite, que remete ao século XIX, quando o grande empresário Herman Hollerith aderiu a uma primitiva leitora de cartões para conseguir ter processamento de informações em grande demanda.
Nos dias atuais os contracheques são usados como recibos do pagamento de trabalhadores da iniciativa pública ou privada. Neste documento constam informações importantes como os valores de salário bruto, acréscimos por benefícios e descontos, tudo para que o trabalhador seja informado passo a passo sobre a formação da sua renda final, que já sai impressa claramente no rodapé do holerite.

Portal do Servidor MG

portal servidor mg

O Portal do Servidor de Minas Gerais é uma ferramenta muito interessante e necessária para os servidores do Estado, pois neste site podem ser consultadas informações importantes, como os dados funcionais, informe de rendimentos e margem de consignação.

Além de todos estes serviços, a emissão do contracheque também é feita por esse sistema online. Na página de emissão do contracheque são necessárias duas informações. Primeiramente o número do MASP, que é um número que cada funcionário estatal recebe, isso após a implantação do Projeto de Modernização na Administração de Serviços e Sistemas de Pessoal.

Após digitar o MASP, o funcionário deve inserir sua senha e ainda preencher os caracteres de segurança, que são exigências para garantir a idoneidade.

Após entrar no sistema, será necessário o preenchimento do mês e ano da consulta, tendo em vista que as informações referentes ao mês atual na verdade remetem aos rendimentos do mês anterior, ou seja, os rendimentos do mês decorrente o servidor consultará apenas no mês seguinte.

Após esse preenchimento, fica possível a visualização do contracheque, que pode ainda não ter sido creditado e estar sinalizado como provisório. É muito importante prestar atenção nas orientações e estar muito atento sobre a validade do contracheque, pois muitas pessoas imprimem antes mesmo do valor ter sido creditado.

O sistema também é interligado com o Banco do Brasil, sendo possível visualizar o contracheque nos terminais de atendimento ou até mesmo no site oficial do Banco do Brasil, isso após registro de senha para acesso a internet.

Ainda no Portal do Servidor MG é possível acompanhar informações que são de vital importância para a vida trabalhista, como as reuniões sindicais, que podem ser visualizadas na aba CONES, que representa o Comitê de Negociação Sindical. Nesta página estão inseridos arquivos referentes as reuniões.

Todo servidor do Estado de Minas Gerais deve ter acesso ao seu portal, que tem como objetivo estar agilizando e informatizando a vida do servidor, tendo em vista que com esta medida o servidor tem a oportunidade de estar monitorando todas informações burocráticas do seu dia a dia diretamente da sua casa, sem precisar estar se deslocando a sindicatos e bancos, algo que antigamente gerava muitos transtornos e gigantescas filas.

Senha de acesso – Portal do Servidor MG

Uma dúvida recorrente é sobre a senha de acesso, que pode ser facilmente gerada no Portal do Servidor, sendo que o funcionário deve ter em mãos seu número no MASP e um identificador, algo que deverá ser informado nos primeiros dias de trabalho.

Após registrar uma senha e cadastrar suas informações, fica possível a troca a qualquer momento.

Alguma dúvida? Comente! 😉

4 Comentários

  1. alirio 14 de maio de 2015
    • Danilo 14 de maio de 2015
  2. ANAELZE 11 de janeiro de 2016

Adicionar comentário