Como funciona o Educa Mais Brasil


Há alguns anos, cursar uma Faculdade era um sonho impossível para milhares de jovens brasileiros. O alto valor das mensalidades nas instituições particulares somado à altíssima concorrência nas públicas, reforçava a ideia que o ensino superior definitivamente não é para qualquer um. Todavia hoje, com inúmeros programas como o ProUni, o SISU e o FIES, entrar na faculdade tornou-se um objetivo possível. Embora hoje o ensino superior tenha se tornado mais acessível, os mecanismos existentes ainda são insuficientes para atender toda a demanda de pessoas que desejam ingressar no Ensino Superior. É por essas e outras, que programas como o Educa Mais Brasil são extremamente benéficos.

O que é o Educa Mais Brasil?

O Educa Mais Brasil é o maior programa de inclusão educacional do Brasil, administrado pelo Instituo Educar e desde 2003 possibilita que estudantes de baixa renda invistam em seus estudos, através da distribuição de bolsas de até 70% em cursos de graduação, pós-graduação, ensino básico, cursos técnicos, cursos livres e de idiomas. O programa conta atualmente com mais de 10 mil instituições parceiras e já beneficiou 300 mil alunos em todo o Brasil.

Como funciona o Educa Mais Brasil?

Dentre todos os programas de financiamento estudantil e distribuição de bolsas, o Educa Mais Brasil é muito provavelmente o menos burocrático e complicado. Tudo é muito simplificado e a inscrição pode ser realizada pela internet.

Após ter feito sua inscrição no site oficial, o estudante deve aguardar a análise de seu pedido. Caso seja aprovado pelos critérios do programa, ele receberá uma carta de aprovação por e-mail e deverá apresentá-la à instituição de ensino que escolheu.

Ao comparecer a instituição, deverá apenas apresentar a carta de aprovação impressa, documento que comprova a concessão da bolsa,além da documentação normal exigida pela instituição para matrícula, e a insttuição prosseguirá com a matrícula, sem nenhuma burocracia extra.

Diferentemente de programas de financiamento como o FIES por exemplo, após se formar você não deverá nada à instituição e nem a Educa Mais Brasil. Isso porque a Educa Mais Brasil não financia o curso, mas sim oferece bolsas que vão até 70% do valor do curso, sem nenhuma necessidade de compensação posterior ao curso.

Como conseguir a bolsa do Educa Mais Brasil?

Caso tenha interesse em conseguir uma das bolsas do programa, você deve acessar o site oficial e selecionar a modalidade da bolsa que deseja no menu horizontal logo abaixo do banner. No menu você poderá escolher se deseja uma bolsa de graduação ou curso técnico por exemplo.

Após selecionar o tipo de bolsa, use o menu de busca abaixo para encontrar a instituição e o curso que deseja.

Depois de selecionar o curso aparecerá uma nova tela com informações sobre a mensalidade integral do curso, a bolsa ofertada, o horário e a duração. Marque a caixa correspondente à sua escolha e aparecerá uma tela pedindo seu CPF. Insira-o e então o sistema lhe guiará no processo de cadastro.

No cadastro serão pedidas informações como CPF, RG, endereço e telefone.

Logo abaixo encontra-se o botão para concluir a inscrição. Em seguida aparecerão mais algumas informações na tela e seu cadastro entrará em fase de análise. Caso aprovado, você receberá um e-mail o informando.

Um aviso importante é que para as bolsas de graduação existe a possibilidade de ter que realizar uma espécie de vestibular interno para definir as distribuições da mesma.

Adicionar comentário