Como fazer uma boa redação


Vestibular, Enem, concursos públicos e com eles a tão temida redação. Sempre tem aqueles que são ótimos nos cálculos mas na hora de organizar as ideias e produzir um texto, tremem na base. Fique calmo, você não é o único. A redação é o pesadelo de muitos estudantes e concurseiros. Mas ela não é tão aterrorizante assim quando você está bem treinado para encará-la.

Dicas

  • Use os textos motivacionais da prova: A maioria das redações possuem textos motivacionais. Eles não são colocados ali a toa. Use-os sem medo. Pegue ideias de lá para organizar as suas mas sem copiar os textos motivacionais. Aqueles textos servem para você analisar a estrutura do tipo de texto que você vai fazer. Geralmente os pedidos em provas são as redações dissertativas onde você precisa introduzir e desenvolver uma ideia, defendê-la e por fim conclui-la. Tudo isso sem desviar do assunto que está sendo pedido. Parece difícil mas é bem simples.
  • Treine em sua casa: Antes de fazer a redação na prova, que tal ir treinando antes? Pegue temas aleatórios e escreva sobre eles. A prática leva a perfeição, então pratique. No início vai ser bem chato mas com um pouco de persistência você chega lá. Pegue textos ou notícias de jornais e tente escrever sobre o tema. Escreva sobre a matéria desse blog por exemplo. Tente explicar o que você aprendeu em trinta linhas. Uma hora você chega lá.
  • Corrija ou peça a alguém que corrija o seu texto por você: De nada adianta treinar redação se não for pra corrigir o que você errou. O objetivo é fortalecer os seus pontos fracos e descobrir os pontos fortes. Passe-o a limpo e reescreva quantas vezes achar necessário.
  • Não se prenda a um estilo apenas: Mesmo que a maioria dos concursos e vestibulares peçam redações dissertativas, treine outros estilos também. Faça diálogos, escreva poesias, cartas (principalmente quanto a estrutura de uma carta) e estude muita história. Para te ajudar os tipos de redação que podem ser cobradas são: dissertativa/dissertativa-argumentativa, narrativa, descritiva, estilo jornalístico e carta.
  • Coloque um título pequeno: Pode parecer mentira mas é muito comum encontrar títulos maiores do que a própria redação exageradamente falando. Limite-se a um título de três palavras quando ele for exigido ou não coloque titulo quando ele não for obrigatório. De qualquer forma coloque um título pequeno mas faça isso após a finalização da redação pois assim você não ficará preso a ele no momento da construção do seu texto.

redacao

A nível de curiosidade

Você já se perguntou o motivo dos vestibulares exigirem as canetas bic em especial? Pois bem, isso é porque ela tem utilidades em especial. Ela serve como régua para que você possa medir os ângulos nas questões de trigonometria e a tampa da caneta marca a medida exata de um paragrafo para auxiliar os alunos no momento de fazer a redação.

Caso você queira colocar um título em seu texto ele deverá ser centralizado. O furinho da caneta pode te ajudar quanto a isso. Coloque o seu título no ponto exato em que o furinho começa com relação a linha do título e boa redação!

Adicionar comentário