Como fazer um Boletim de Ocorrência online


Poucas pessoas sabem, mas nos dias de hoje já é possível fazer um Boletim de Ocorrência pela internet que além de ajudar bastante quem tem uma vida agitada, evita filas e agiliza o tempo ao seu redor. Nem todos os tipos de boletins de ocorrências podem ser registrados pela Delegacia Eletrônica.

O que pode ser registrado no B.O. online?

Desaparecimento ou encontro de pessoas desaparecidas, ameaças, calunias ou difamações, acidentes sem vítimas, perda de documentos ou furto de objetos pessoais como computadores e celulares, furto ou perda de placa de veículos, furtos de veículos sem vítimas de lesão corporal ou morte, podem SIM serem feitas pela internet. Entretanto se o caso de furto/roubo estiver ligado a um estabelecimento comercial ou bancário, a residências ou cargas, eles NÃO poderão ser registrados via Internet.

O que é necessário para se fazer um B.O online?

Além de tempo para responder todas as informações pedidas é preciso que você tenha um e-mail para receber o Boletim Eletrônico. Entretanto, se você não possui um e-mail próprio poderá indicar o e-mail de uma pessoa que seja de sua confiança. Será pedido informações como o local do crime, endereço, tipo de local, a data e a hora aproximada. Logo em seguida vem as informações pessoais como RG, CPF e dados profissionais. Após detalhar o tipo de crime (roubo/furto, ameaça, entre outros) e o que aconteceu, o BO será confirmado e será tão válido quanto uma ocorrência feita pessoalmente.

E se meu pedido não for aceito?

Caso o pedido de ocorrência seja negado, basta seguir as orientações que constam no texto que esclarecem o motivo da não autorização. Caso o pedido continue sendo indeferido, entre em contato no site da Delegacia Eletrônica e preencha o formulário “Sugestões/Reclamações” dizendo qual é o seu problema. Lembrando que esse formulário não é válido para denúncias, apenas reclamações ou sugestões para a polícia civil.

Encontrei o documento perdido/furtado/roubado. O que devo fazer?

Se você registrou o B.O terá que providenciar a segunda via do documento encontrado pois o Boletim de Ocorrência gera um bloqueio irreversível ao documento.

É possível cancelar um B.O emitido?

Não. Se a ocorrência foi aprovada no sistema não é possível cancelar.

Eu posso informar qualquer coisa que seja relevante em um Boletim de Ocorrência online?

Sim. No campo “detalhe da ocorrência” você pode descrever características do assaltante, das circunstâncias ou das pessoas ao redor. Tais informações são essenciais para ajudar a solucionar o caso com maior rapidez.

Ref: Secretária da Segurança Pública.

Adicionar comentário