Como fazer o aditamento FIES


Nesse artigo vamos ensinar a como fazer o Aditamento FIES para alunos matriculados depois de 2010, se você não sabe o que é aditamento e/ou tem sua matrícula efetivada antes de 2010 é recomendado que faça a leitura desse artigo. Nele explicamos o que é aditamento e como era feito o aditamento para alunos antes da lei complementar de 2010.

Como fazer o Aditamento FIES para alunos matriculados

adiantamento

Se você não é um aluno de transferência externa antes de 2010 pode acompanhar esse tópico para saber como fazer o aditamento semestral do fies. Para fazer o aditamento o aluno precisa se dirigir a CPSA – instituição de ensino que está ofertando o curso –  com o contrato do FIES, lá eles farão os ajustes básicos como no valor da semestralidade se tiver alterado e se você tiver que alterar algum dado como por exemplo endereço, adicionar membro familiar ou afins. Deve levar também os documentos necessários como por exemplo comprovante de residência atualizado original e cópia, documento de identidade e carteira de trabalho – mesmo que ela esteja em branco – ambos original e cópia.

Os documentos solicitados são mais ou menos os mesmos que você precisou para fazer o contrato. Agora com esses documentos em mãos basta agora saber quando você deverá comparecer no CPSA, vaja abaixo como consultar o período de aditamento.

Consultar período para Aditamento FIES

Para consultar o período que você tem para fazer o aditamento basta acessar o Portal do FIES através desse link, informar os dados usado na hora do cadastro – CPF e Senha – conforme imagem abaixo:

Aditamento Portal do FIES

Agora logado no sistema você tem que procurar por uma aba chamada “Aditamentos Disponíveis” nela você vai encontrar a referência de qual semestre se refere aquele aditamento e o mais importante, a situação dele. Se você encontrar a mensagem “Não iniciado pela CPSA” isso significa que você ainda deve ir a instituição do curso iniciar o processo, o período para fazer isso fica na mesma linha ao lado, conforme modelo abaixo:

Aditamento Disponíveis FIES

Após o aluno ir para a instituição do curso ele terá que voltar a acessar o Portal do FIES mas agora para saber se os dados inseridos pela instituição estão corretos, caso o CPSA já tenha feito tudo o aluno encontrará uma tela com a confirmação do Aditamento.

Confirmação do Aditamento FIES

Esse é o momento que o aluno deve prestar mais atenção especialmente para o valor da semestralidade, é dever do aluno verificar se o valor está correto.

Valores da Semestralidade - Confirmação

E caso não esteja correto ele tem que cancelar o aditamento e se dirigir ao CPSA para fazer um novo aditamento agora com as informações certas.

Rejeitar o Aditamento

Caso as informações prestadas acima estejam corretas o sistema irá perguntar agora se seus dados cadastrais estão corretos bem como dados dos fiadores, porcentagem financiada, mas como falamos acima você já pode levar todas essas mudanças de uma vez mas caso você não tenha levado os documentos deverá fazer a mudança agora selecionando a opção Sim.

Aditamento para FIador

E nesse caso o sistema irá abrir outro aditamento cujo o processo é o mesmo, bastando agora levar as informações atualizadas para o CPSA.

Caso não tenha que alterar mais nada basta escolher “não”. Aparecerá na próxima tela a confirmação e se você fez um aditamento simplificado você não deverá comparecer ao banco, caso não tenha feito o simplificado você deverá comparecer ao banco munido do contrato – impresso pela CPSA –  e documentos pessoais.  A instituição do curso irá informar para você se seu aditamento foi simplificado ou não.

Confirmação do Aditamento

 

Com o Aditamento completo basta agora o aluno prosseguir com o curso até o próximo semestre quando será solicitado outro aditamento, caso tenha alguma dúvida sobre aditamento não deixe de comentar ou ligue nesse número: 0800 616161.

 

O que acontece se eu não fizer o aditamento

Se por algum motivo você não fez o aditamento, cuidado,  as medidas de seguranças são bem rigorosas e você pode ter desde sua matrícula junto a instituição suspensa ou até mesmo cancelada. Por se tratar de atualizações de informações importantes é de fundamental importância a sua atualização semestral.

Mais dúvidas como essa? Comente, sua dúvida pode ser de mais pessoas, assim que recebermos mais perguntas colocaremos aqui a resposta.

Adicionar comentário