Como encerrar o Leasing do Banco do Brasil


O Banco do Brasil é um dos maiores bancos do país, fundado em 1808 no Rio de Janeiro, o banco conta com mais de 40 milhões de correntistas em todo o Brasil. Entre seus principais produtos estão a criação de contas corrente, poupança, financiamentos e empréstimos.

Um dos serviços bancários oferecidos pelo Banco do Brasil que vem chamando a atenção nos últimos anos é o chamado Leasing, ou arrendamento mercantil. Atualmente todos os principais bancos do mercado oferecem também o serviço que vem sendo utilizado por muitas pessoas que desejam adquirir um veículo novo.

O que é Leasing?

O Leasing é uma modalidade de aluguel com o diferencial que há a opção de compra ao fim do contrato. Ele consiste em uma operação onde o arrendador cede ao arrendatário a posse de um bem por um determinado período previsto em contrato. O leasing diferencia-se de outras modalidades de empréstimo uma vez que após o término do contrato o arrendatário pode optar por renovar o vínculo, devolvê-lo ou adquirí-lo em definitivo. É justamente na terceira opção que reside a maior confusão acerca do Leasing.

Muitas pessoas confudem leasing com financiamento. Em um financiamento é como se você adquirisse o bem com seus próprios recursos. Para fins legais e burocráticos, você passa a ser o responsável pelo veículo.

Já quando decidimos adquirir um carro via leasing, o carro não se torna nossa propriedade após o firmamento do contrato. O carro continua sendo do banco, embora você como arrendatário tenha algumas obrigações legais. Ao término do contrato, o carro só será seu se isso estiver previamente previsto em contrato. Isto é, você exercer a opção de compra no ato da assinatura do mesmo. Caso você tenha feito isto, enquanto estiver com o veículo irá pagar mensalmente uma quantia referente não só ao empréstimo do mesmo, mas também às parcelas.

Para quem o leasing é indicado?

O leasing é indicado principalmente em dois casos : O primeiro, e mais óbvio, é aquele em que a pessoa deseja ter um automóvel a disposição por um período superior a 2 meses, mas não necessariamente em definitivo. Por ser um contrato de aluguel e não de compra, é mais fácil rescindir um contrato de leasing – que pode ser renovado periodicamente– do que um contrato de financiamento.

Já o segundo caso é quando comprar o carro via modalidade leasing torna-se mais barato e vantajoso que comprá-lo por outros meios, como por exemplo o consórcio. Neste caso é importante que antes de contratar o serviço, você faça o comparativo entre o valor do carro financiado com o valor do carro na modalidade leasing.

O leasing tem como vantagens taxas de juros menores e isenção de IOF, entretanto por vezes o VRG (taxa embutida nas prestações do aluguel do automóvel referentes à compra do veículo) acaba deixando o carro mais caro que seu valor original. Portanto é importante comparar bem antes de contratar o serviço.

leasing bb

Como encerrar o Leasing do Banco do Brasil?

Caso tenha optado em contratar o arrendamento mercantil mas deseja cancelar o serviço, fique atento e veja como é fácil.

Na verdade, existem 3 modalidades de cancelamento possíveis : A primeira é quando o contrato ainda tem menos de um mês e você não pagou nenhuma parcela do mesmo, nesse caso você terá que pagar uma multa referente à quebra antecipada de contrato e então estará livre do vínculo.

A segunda, peculiar ao contrato de leasing, é quando o contrato acaba e você não deseja continuar pagando por uma futura aquisição do carro, neste caso, basta você optar por não renovar o acordo.

A última situação é quando você manifestou o interesse em permanecer com o carro e já pagou muitas parcelas do contrato. Neste caso você deve devolver o veículo e dependendo da quantia que você já quitou, receberá uma parte do VRG de volta. Em todas as situações você precisa comparecer ao Banco do Brasil para negociar a rescisão.

 

Alguma dúvida? Comente! 😉

Adicionar comentário