Como emitir o extrato do INSS


Caso você precise fazer uma consulta rápida ao seu INSS ou tirar o extrato do mesmo mas não tem tempo para isso, saiba que é possível fazê-lo de uma forma rápida e prática sem sair de casa usando apenas o seu computador.  

As pessoas que precisam fazer isso podem estar optando pelo próprio site da previdência social do qual não oferece nenhum tipo de custo para quem usa. O extrato do INSS serve para comprovar renda na hora de fazer um financiamento ou caso precise de um empréstimo consignado.

COMO CONSULTAR SALDO E EXTRATO DO INSS

A forma mais rápida e fácil é no próprio site da Previdência Social [clique aquionde você deverá informar o número do benefício, a data de nascimento, o nome do beneficiário, CPF do beneficiário e código da imagem. 

Todas as informações necessárias aparecerão assim que você apertar em visualizar.  Você será redirecionado para uma página onde irá conter todas as informações das quais necessita para a consulta e o extrato de seu INSS.

Muitas pessoas podem ter dúvidas com relação ao número do benefício. Você pode obter essa informação na carta de concessão ou em algum extrato de pagamento mais antigo. Você também pode conseguir esse número ligando em uma agência ou pela central de atendimento 135 da Previdência Social.

O QUE CONFERIR NO EXTRATO DO INSS

Basicamente, em um extrato de INSS, todas as informações referentes aos valores da sua  aposentadoria, aos valores de pensão se for o caso e também todos os valores referentes aos descontos que devem existir.

Você deve ficar sempre atento aos valores que estão sendo descontados para saber se tudo está direitinho.

Por exemplo, se você recebe mil reais de aposentadoria ou pensão e possui um empréstimo consignado em seu nome, o valor a ser descontado de tal empréstimo não poderá ultrapassar a 30% do valor total da aposentadoria. Ou seja, o valor não pode passar de 300 reais. Caso você já possui um empréstimo consignado e que tenha um valor menor do que os 300 reais dos mil reais que você recebe, será possível obter um novo empréstimo. Caso o valor seja de 300 reais, será necessário que você quite a dívida para começar uma nova.

TAMBÉM É POSSÍVEL PELA INTERNET:

AGENDAMENTO INSS

Esse agendamento INSS também é possível fazer via Internet para aqueles que precisam marcar um horário para atendimento na própria agência. Porém o agendamento não é obrigatório mas evita filas e longas esperas desnecessárias para o esclarecimento de dúvidas e a resolução de pendências.

Pela Internet é possível fazer o agendamento para os seguintes casos:

  • Aposentadoria do INSS
  • Certidão de Tempo de Contribuição
  • Pecúlio
  • Pensão por Morte
  • Auxílio Reclusão
  • Acerto de dados cadastrais
  • Benefício Assistencial
  • Salário Maternidade acerto de atividade e/ou acerto de inscrição
  • Acerto de vínculos e remunerações
  • Cadastro de senha – cadsenha
  • Acerto de recolhimento

Caso queira fazer o agendamento [clique aqui]

Após selecionar a opção “Agendar” e digitar o código de segurança da figura clique em avançar para ser redirecionado a página seguinte.

O agendamento deve ser feito eletronicamente pela internet e só é feito através do numero de identificação do trabalhador, NIT ou PIS/PASEP(ou CPF para agendamento de beneficio assistencial).

EXTRATO INSS PARA IMPOSTO DE RENDA

Para consultar o Extrato do Imposto de Renda você precisa ter em mãos os seguintes documentos:

  • Número do Benefício
  • Data de Nascimento
  • Nome do Beneficiário
  • CPF

Quem é segurado da Previdência Social pode fazer a consulta do Demonstrativo de Impostos de Renda de Pessoa Física (DIRPF), ano base 2015. Caso você seja isento, também poderá estar acessando sem problema nenhum no próprio site da Previdência Social.

Estima-se que as instituições que devem fazer o pagamento dos benefícios irão enviar 6 milhões de extratos para a residência dos segurados que serão obrigados a fazer declaração de Imposto de Renda junto a receita federal.

 

Fonte: Site da Previdência Social

Adicionar comentário