Como emitir o contracheque: Portal do servidor RS


Uma grande “novidade” disponibilizada a nível nacional são os portais destinados ao servidor estatal, algo que o Rio Grande do Sul não deixa de acompanhar, mesmo que de maneira diferente em relação aos outros estados. Se por exemplo no Portal do Servidor PR tem-se disponível um belo site, bonito esteticamente e com dezenas de funcionalidades, no Portal do Servidor RS a questão é mais funcional e totalmente direcionada exclusivamente ao servidor.

Importância do Portal do Servidor

Os portais do servidor são de suma importância para uma maior organização nos serviços públicos, ocasionando uma diminuição nas filas dos setores de Recursos Humanos e proporcionando uma maior comodidade ao servidor, que pode por exemplo consultar questões relacionadas ao seu contracheque diretamente do conforto de seus residências.

Ter um canal de comunicação direto e online também é muito importante para estar conscientizando e informando o servidor acerca das questões mais importantes relacionadas a grande instituição pública. Como um cadastro é necessário, muitas vezes o Governo forma listas de e-mail dos servidores, aumentando ainda mais o contato e possibilitando o envio de boletins gerais e individuais, ou seja, tornando a circulação mais rápida e efetiva.

Portal do Servidor RS

portal do servidor rs

Serviços e informações de caráter pessoal e restrito aos servidores públicos do Estado através de senha individual – Diz o site.


 

Em uma página simples, logo no primeiro contato o servidor pode conferir um local para login, em que informações de caráter pessoal são passadas. Neste campo o servidor deve informar sua Identificação Funcional e sua senha, além de código de segurança padrão.

Além desta área para login direto, também são disponibilizados cinco tópicos funcionais, além de uma aba para contato. São eles: Autenticidade de Contracheque, Calendário de Pagamento, Orientações sobre Serviços, Links Interessantes e RHE Móvel – Dicas.

Clicando na primeira aba, o servidor é redirecionado para uma página onde pode consultar seu contracheque e validá-lo. Para fazer isso é preciso selecionar a empresa contratante, que no caso específico é um desmembramento do grande órgão estatal. Além disso, a Identidade funcional e códigos específicos são necessários. Todas estas informações de vital importância podem ser obtidas no setor de RH, para que o processo possa ser feito tranquilamente na internet.

Na área de Calendário de Pagamentos, o servidor escolhe o setor, bem como o tipo de folha e o período desejado, para que uma página completa com o calendário de pagamentos seja gerada. Esta consulta é muito importante, pois assim o servidor pode fazer seu planejamento financeiro mensal e até mesmo anual com base nas datas de pagamento.

Além destas belas opções, as outras guias proporcionam maiores informações interessantes ao servidor, assim como abre canais de contato direto entre servidor e RH estatal.

Uma outra novidade que o Governo Estadual gaúcho proporcionou foi a integração com dispositívos móveis, em que torna-se possível uma consulta por meio de smartphones e tablets, algo que segue a grande tendência da internet, que num período de cinco anos deixou de ser monopolizada pelos computadores convencionais, tendo um crescimento gigantesco da utilização por meio de dispositívos móveis, que a cada dia estão mais modernos e possibilitando mais funções.

 

Alguma dúvida? Comente! 😉

Adicionar comentário