Como abrir uma MEI – Microempreendedor Individual


portal_do_empreendedor_MEI_cadastro

Se você tem um negócio local, vende pela internet ou até mesmo porta a porta, saiba que independente do modelo de negócio você pode se formalizar. Entre as formas mais comuns estão a S/A – Sociedade Anônima, Ltda  – Limitada – e MEI/ME – que pode ser destinado a Microempreendedor individual (antigo empreendedor individual),  e nesse artigo iremos abordar como abrir uma MEI fácil e pela internet. Se você não souber ou quiser saber mais sobre todas as vantagens de se tornar um empreendedor individual – clique aqui .

Agora que já sabemos tudo sobre o que é e quem tem direito, já podemos iniciar o processo de abertura que, se demorar, vai levar 30 minutos para completar e você receber seu CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

Documentos necessários para abrir uma MEI

Por ser um processo bem simplificado – por parte do governo – os documentos necessários para a abertura de uma MEI também são simplificados, bastando ter apenas posse dos documentos citados logo abaixo, ou as informações que estariam nele, os documentos são:

  • CPF
  • Data de Nascimento
  • Título de Eleitor
  • RG – Órgão Emissor – Data de Emissão
  • Endereço
  • E-mail (não obrigatório)
  • Capital Social (valor que sua empresa tem para iniciar)

Acessando o Portal do Empreendedor – MEI

Com esses documentos e dados você já pode acessar esse link (mas antes de acessar e seguir o tutorial veja como fazer, pois o site tem um limite para você enviar todos os dados, se o tempo for atingido você terá que iniciar tudo de novo.)

nova_inscricao_mei

Nessa parte você deverá informar o CPF e Data de Nascimento, – se você teve algum erro nessa etapa mais abaixo mostraremos os erros comuns e o que fazer – logo em seguida você deverá informar o seu título de eleitor e caracteres de verificação – as letras deverão ser informadas conforme se apresenta, diferenciando maiúscula de minúscula – após essa tela você será redirecionado a um formulário.

identificacao_mei

Acima, vemos um dos formulários que existe no cadastro, nele você deve informar seus dados pessoais, porém esse formulário igualmente aos outros tem um ícone de interrogação, como você pode observar no canto superior direito da imagem. Clicando nesse ícone eles explicarão (de uma forma não muito clara) o que se deve por em cada campo, mas aqui também faremos essa explicação de forma mais clara possível.

Escolhendo a Atividade principal e secundária da MEI

Agora estamos em uma das mais importantes etapas de abertura de uma MEI, é escolhendo o tipo certo da sua empresa que você poderá emitir as notas ficais compatíveis. Nesse link você pode ver se sua atividade está presente, vale destacar que caso exista mais de uma categoria que se enquadre em seu negócio você pode marcá-la como atividade secundária.

É nessa área que você também encontra a área de atuação da sua empresa, como na imagem abaixo:

forma_de_atuacao_mei

Para uma maior facilidade iremos explicar o que alguns desses nomes permite fazer:

  • Em Local Fixo fora da Loja
    É quando você tem uma loja mas quer vender em outros locais também como por exemplo em um ponto dentro de um supermercado ou ponto comercial.
  • Máquinas Automáticas
    Um bom exemplo para esse tipo é as maquinas de sorvete expresso, que você pode instalar em diversos locais.
  • Internet
    Venda através de loja virtual própria ou de classificados como mercado livre ou Ebay
  • Correio
    São vendas que usa a troca de cartas para efetuar as vendas

Vale destacar que caso seja necessário é permitido marcar mais de uma opção.

Na próxima etapa que iremos falar resumidamente é sobre o endereço da sua loja, caso sua loja não tenha um ponto físico você pode adicionar o endereço de sua casa, mas caso seja diferente é possível colocar o endereço comercial logo em seguida o residencial.

Declarações e termos do MEI

Finalmente, estamos na última etapa do processo, nessa parte basta você marcar algumas caixa (lendo atentamente) estando apto para continuar, na próxima pagina você já recebe seu CNPJ e algumas informações importantes como declaração, tal documento é recomendado ser impresso e guardado, depois disso, espere dois a três dias e acesse o nosso outro artigo ensinado a como emitir o carnê das mei.

Formalizando-se no MEI

Logo abaixo, colocamos uma janela Oficial direto da Receita federal para caso queira fazer sua inscrição no mei usando nosso tutorial como base, caso queira ver esse formulário em uma nova janela clique nesse link.

Caso tenha alguma dúvida sobre tal procedimento, não deixe de comentar, temos uma equipe em prontidão para sanar suas dúvidas.

4 Comentários

  1. baltasar ventura pinto 6 de maio de 2015
    • Danilo 12 de maio de 2015
  2. Gustavo 14 de janeiro de 2016
    • Danilo 14 de janeiro de 2016

Adicionar comentário