Como abrir conta conjunta


Você sabia que é possível ter uma conta no banco com dois titulares? Pois saiba que é possível e veja nesse artigo como abrir conta conjunta.

Conta Conjunta

Uma conta conjunta é uma conta bancária normal que possui dois titulares. Ambos titulares da conta podem ter acesso ao conteúdo da conta, movimentações, assim como uma conta bancária normal. A decisão de ter uma conta conjunta deve ser tomada com cautela, pois baseia-se em confiança de ambas as partes, já que todo o conteúdo da conta estará disponível para movimentação. A vantagem da conta conjunta é que duas pessoas podem mexer na conta, pagando uma única tarifa. A conta conjunta possui dois tipos possíveis, confira a seguir.

Tipos de conta conjunta

A conta conjunta pode ser de dois tipos: Solidária e Não Solidária.

Solidária: na conta solidária, qualquer um dos titulares pode movimentar o dinheiro da conta no momento que desejar. A movimentação é feita da mesma forma que as contas corrente comuns. É a forma mais comum de conta conjunta.

Não Solidária: na conta não solidária, o dinheiro só pode ser movimentado com autorização de ambos titulares. Exemplo, para fazer um saque, o dinheiro deve ser movimentado em formato de cheque, que deve ser assinado pelos dois titulares. Essa forma de conta conjunta não é comum, pois não é prática como a Solidária, e praticamente tira o propósito da conta conjunta. Ao invés da conta não solidária, é mais fácil fazer uma conta individual.

Como abrir conta conjunta

Para a abertura de uma conta conjunta, o processo é o mesmo de abertura de uma conta comum. A diferença é que a conta conjunta levará mais tempo no momento da abertura, porque serão analisados e validados os documentos de duas pessoas, demandando mais tempo. Para abrir uma conta conjunta basta que os dois titulares sejam maiores de 18 anos e estejam ambos presentes para a assinatura do contrato com o banco. Confira a seguir os documentos necessários.
Os dois titulares precisam levar ao banco (recomendamos levar o documento original e uma cópia de cada):

  • Documento de identificação (RG, CPF, carteira de habilitação, etc.);
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovante de renda.

É possível a inclusão de um segundo titular em uma conta individual. Confira com seu banco quais os procedimentos necessários para a inclusão de outra pessoa na mesma conta. Também é possível uma pessoa possuir uma conta individual e uma conta conjunta, em um mesmo banco.

Dúvidas? Comente!

Adicionar comentário