Categorias da CNH – Carteira Nacional de Habilitação


Está pensando em tirar uma CNH – Carteira nacional de Habilitação – e já sabe como funciona a divisão das categorias e como e o que é preciso para conseguir uma? Veja nesse artigo o que e quais os tipos de CNH existentes atualmente:

Documentos necessários para tirar uma CNH

Hoje em dia tirar uma CNH é algo relativamente simples, bastando apenas ter 18 anos completos saber ler e escrever e os seguintes documentos: documento de identidade – carteira de identidade e CPF – comprovante de residência, fotos 3×4 e só. Depois disso basta ir em uma auto escola iniciar o seu processo, porém vale ressaltar  que dependendo do tipo – que vamos citar abaixo – pode exigir mais documentos.

CNH Provisória

Apos a emissão da CNH o novo motorista terá em mãos uma CNH com validade de apenas um ano, e nesse primeiro ano não são aceitas qualquer tipo de infração meéia ou grave ou até mesmo gravíssima

Categorias da CNH

Categoria A da CNH

Se o seu objetivo é pilotar uma moto, essa sem dúvida é a unica opção para você para conseguir uma, é simples basta além dos documentos acima listados ter 18 anos completos, dessa forma você estará capacitado para pilotar pelas estradas afora.

Limites da Categoria A: motos com duas ou três rodas com ou sem carro lateral

Requisitos da Categoria: Ter 18 anos completos

Categoria B da CNH

Igualmente a categoria anterior, a categoria B também é considerada uma categoria inicial, porém para a modalidade carro de passeio, para ela você precisa ter apenas 18 anos.

Limites da Categoria B:  É permitido somente a condução de veículos de passeio cujo lotação não ultrapasse 9 passageiros – incluído o motorista – e que o peso bruto (peso do veiculo + carga)  não ultrapasse 3.500Kg. Tal categoria também permite que você conduza uma espécie de motor casa desde que o mesmo não ultrapasse 6.000Kg ou 9 lugares incluído o motorista.

Requisitos da Categoria: Ter 18 anos completos

Categoria C da CNH

Uma categoria semelhante a categoria B em limites porém destinada para transporte de carga. Até um tempo atrás era uma boa opção para quem quer trabalhar com transporte de carga porém hoje em dia dificilmente você vai achar uma auto escola que ofereça essa opção de curso a maioria indica a categoria “D” ou “E”

Limites da Categoria C: Conduzir veículos que exceda 3.500kg e não ultrapasse 9 lugares incluído o do motorista

Requisitos da Categoria: Ter pelo menos um ano de carteira B e não ter nenhuma multa grave ou gravíssima nos últimos 12 meses ou não ser reincidente em multa média também nos últimos 12 meses.

Categoria D da CNH

Está pensando em transportar pessoas? Essa sem dúvida é a categoria certa para você. Com a categoria D você poderá conduzir ônibus, vans, mini ônibus ou qualquer veiculo que tenha capacidade para mais de 9 lugares incluído o motorista, essa categoria não tem limite de peso porém tem algumas referente a idade, veja abaixo:

Limites da Categoria D: não tem limite

Requisitos da Categoria D: Ter no mínimo 21 anos além de ter 2 anos de categoria “B” ou um ano de categoria “C”, não ter nenhuma infração grave, gravíssima ou ser reincidente na média nos últimos 12 meses.

Categoria E da CNH

Essa sem dúvida é a união de todas as outras categorias – tirando a categoria A – com ela você poderá conduzir veículos sanfonado, trailer, reboque e semirreboque que tenha 6.000kg ou mais. Essa é a categoria ideal para quem deseja dirigir um caminhão  ou afins porém por ser a última categoria ela também tem muitas requisições mas nenhum limite.

Requisitos da Categoria E: Estar habilitado há no minimo 1 ano na categoria C ou dois anos na categoria D além de não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima e não ser reincidente na média nos últimos 12 meses.

Categoria ACC da CNH

Essa categoria se limita à condução de ciclomotores de duas ou três rodas. Os habilitados na categoria A podem conduzir ciclomotores, mas os habilitado apenas na ACC não podem conduzir motos ou triciclos. A ACC significa Autorização para Conduzir Ciclomotores, ou seja, limita-se a veículos de duas ou três rodas que não ultrapassem 50cc e que a velocidade máxima não ultrapasse 50 km/h.

Limites da categoria ACC: ciclomotores, 50cc e velocidade máxima de 50km/h.

 

Já escolheu qual categoria você deseja ter? Iniciou o processo em algum lugar? Se você mora no Df veja como tirar sua primeira habilitação .

Tem alguma dúvida? Não deixe de comentar 😉

Adicionar comentário