Brigadeiro Gourmet ou Brigadeiro Comum: qual a diferença?


Quem já teve a oportunidade de saborear o verdadeiro gostinho do brigadeiro sabe que é amor a primeira vista. Seja qual for o tipo de brigadeiro, a gente simplesmente se apaixona. Brigadeiro de colher, brigadeiro de festa infantil, brigadeiro da tia da esquina ou então o mais novo porém não menos famoso brigadeiro gourmet. Mas diante desse amor todo por brigadeiro, qual é a diferença entre eles?

Bom, abaixo citaremos algumas diferenças significativas pra vocês.

Brigadeiro tradicional: Ingredientes simples como achocolatado, leite condensado e granulado. A embalagem também é mais tradicional feita de papel que pode ser colorida ou não.

Brigadeiro tradicional: Ingredientes simples como achocolatado, leite condensado e granulado. A embalagem também é mais tradicional feita de papel que pode ser colorida ou não.

O brigadeiro mais conhecido por nós brasileiros é aquele feito a mão e com muito chocolate granulado que serve também de enfeite nas mesas das festas infantis com todas aquelas forminhas coloridas. Geralmente ele nunca aparece sozinho, está sempre acompanhado pelos famosos beijinhos com açúcar ou coco.

O brigadeiro de colher é aquele brigadeiro feito e comida na própria panela. Geralmente são feitos para apreciar o verdadeiro saber do chocolate em uma mistura maravilhosa de achocolatado e leite condensado derretido em uma panela. Quem nunca comeu não sabe o que está perdendo.

Já o brigadeiro gourmet é o foco principal da nossa matéria de hoje. Eles podem ser preparados tanto com chocolate comum quanto com chocolates mais sofisticados. Porém a grande diferença é que eles são mais “requintados” quando comparado aos outros. Muitas docerias fazem brigadeiros gourmet usando castanhas, chocolates belga aos pedacinhos, mel, rum, pistache, amêndoas entre outras especiarias. O que não falta é a criatividade para enriquecer ainda mais essa receita.

Outra diferença marcante entre os brigadeiros tradicionais e os brigadeiros gourmet é a forma como são embalados. Os brigadeiros tradicionais (tirando os brigadeiros de colher), possuem granulados de chocolate e são embalados em forminhas de papel coloridas e ficam enfeitando as mesas de algum evento ou aniversário. Já os brigadeiros gourmet são embalados em forminhas menos simples. Podendo ser desde forminhas feitas de papel com uma qualidade melhor até pequenas caixinhas quando serão feitos de presente para alguém. Outra grande diferença é a possibilidade de encontra-los em potes com pequenas colherzinhas para que de alguma forma, tenham a semelhança do inesquecível brigadeiro de colher mas com o sabor do brigadeiros gourmet.

Brigadeiro um pouco mais sofisticado tanto na forma do preparo quanto na embalagem. Uma verdadeira obra de arte.

Brigadeiro um pouco mais sofisticado tanto na forma do preparo quanto na embalagem. Uma verdadeira obra de arte.

Conquistando os corações dos chocólatras e não chocólatras o brigadeiros gourmet, em outras palavras, é o nosso brigadeiro tradicional que evoluiu tanto na estética quanto no sabor sem perder a qualidade. Além de servir como um presente carinhoso ele também é bastante utilizado em festas de casamento, em formaturas, reuniões formais e também em festas infantis. Basicamente ele é uma verdadeira obra prima onde quem faz se diverte “enfeitando” e pensando em várias formas de fazer a bolinha de chocolate.

Os ingredientes para a receita do brigadeiro gourmet podem sair um pouquinho mais caros quando comparados com o brigadeiro tradicional mas o retorno é com certeza recompensador. Você pode colocar toda a sua criatividade para funcionar no momento do preparo e colocar a mão na massa. Porém não se esqueça da decoração do brigadeiros gourmet. Afinal um brigadeiro caprichado precisa de uma embalagem a altura.
Fonte

Adicionar comentário